Sobre o nosso poeta nacional vai falar Fernando Gouveia, com uma palestra intitulada "Camões: A Fé e o Império e muito mais".
Camões (c.1524-1580) é considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa. É autor do poema de sublimação do povo português "Os Lusíadas", considerado a epopeia portuguesa por excelência, narrando a história de Vasco da Gama e dos heróis portugueses que dobraram o Cabo da Boa Esperança, abrindo o caminho marítimo para a Índia. O dia da sua morte, 10 de Junho de 1580, foi instituído como o Dia Nacional da Pátria.
Na segunda intervenção, Adolfo Gutièrrez vai falar do autor do célebre "D. Quixote de la Mancha", e do que Cervantes foi para além desta sua obra magistral.
Miguel de Cervantes Saavedra nasceu em 1547 e morreu em 1616. Foi soldado, romancista, poeta, dramaturgo e é considerado o expoente máximo da literatura espanhola. O seu "Dom Quixote de la Mancha", é qualificado pela crítica como o primeiro romance moderno e uma das obras-primas da literatura universal.
Sem comentários:
Enviar um comentário