sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Asselborn foi à Guiné pedir apoio para chegar ao Conselho de Segurança da ONU


Jean Asselborn com o Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá
Foto: Robert Steinmetz

O ministro dos Negócios Estrangeiros luxemburguês foi à Guiné-Bissau pedir apoio para o Grão-Ducado conseguir chegar ao Conselho de Segurança da ONU. Em troca, Bissau quer apoios para o país.

Jean Asselborn esteve ontem na Guiné-Bissau para pedir apoios para o Grão-Ducado. O ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo quer poder contar com o voto de Bissau nas Nações Unidas, de forma a que o Grão-Ducado possa ter assento no Conselho de Segurança da ONU, no biénio 2013/2014. Em troca, Bissau aproveitou a visita do governante luxemburguês para pedir apoios para o país, disse à Lusa fonte do MNE guineense.

Esta não é a primeira vez que o Luxemburgo tenta conseguir o apoio dos países lusófonos para chegar à ONU. Em 2010, o Luxemburgo enviou uma carta em português aos governos de todos os países lusófonos com assento nas Nações Unidas, a solicitar o apoio para a candidatura do Luxemburgo ao lugar no Conselho de Segurança, disse ao POINT24 (edição portuguesa) fonte da diplomacia luxemburguesa. Pouco tempo depois, o Grão-Ducado pediu para participar na cimeira de chefes de Estado da CPLP.

Até agora, o POINT24 não conseguiu obter um comentário do ministro. Asselborn, que esteve antes na Costa do Marfim, regressou na quinta à noite de Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário