O ministro do Trabalho e da Imigração Nicolas Schmit participa na sexta e no sábado num colóquio sobre a comunidade portuguesa, o mundo do trabalho e as empresas portuguesas no Luxemburgo, numa organização do Centro de Apoio Social e Associativo (CASA) e da Administração do Emprego (ADEM).
O colóquio decorre durante os dois dias nas instalações do CASA, no n°10, Montée de Clausen, na cidade do Luxemburgo.
José Trindade, presidente do CASA, explicou ao CONTACTO que o objectivo é pôr os agentes do mundo laboral - as empresas, os trabalhadores, a ADEM e o poder político a discutir formas de facilitar o acesso ao trabalho no Luxemburgo.
"Na sexta-feira vamos ter um debate com o ministro do Trabalho e da Imigração, Nicolas Schmit, e com a directora da ADEM (o equivalente aos Centros de Emprego Portugal) para podermos encontrar algumas soluções para agilizar o mercado de Trabalho. Por exemplo, as empresas têm que dar mais facilidades às pessoas que querem entrar no mundo do trabalho. Um dos aspectos que nos preocupa é, por exemplo, a situação dos ex-reclusos que dificilmente conseguem integrar-se de novo na sociedade porque ninguém lhes dá trabalho. O desemprego dos jovens é outra das nossas preocupações", afirma Trindade.
Mas há mais, diz o presidente do CASA: "Não se percebe porque é que as pessoas que estão entre os 55 e os 60 anos e que estão na pré-reforma ainda são obrigadas a ir todos os meses à ADEM, quando há tantos jovens à procura de emprego. É sobre tudo isto que queremos falar na próxima sexta-feira".
No sábado o dia vai ser dedicado aos que andam à procura de emprego. "Vamos ter funcionários da ADEM à disposição das pessoas que andam à procura de emprego. Podem passar pelas nossas instalações que terão a oportunidade de entregar os seus currículos, mas também receber todo o tipo de esclarecimentos", diz Trindade.
Para inscrições e/ou mais informações, tel. 621 152 104, a/c José Trindade (ou pelo email: infocasa@pt.lu ).
Foto: Manuel Dias
Sem comentários:
Enviar um comentário