O presidente da Confederação da Comunidade Portuguesa do Luxemburgo está indignado com as declarações do secretário de Estado da Juventude e do Desporto. Alexandre Miguel Mestre aconselhou os jovens portugueses que estão desempregados a emigrar, um apelo que o dirigente associativo considera "vergonhoso" e "incompreensível".
As declarações do secretário de Estado surgem um dia depois de o ministro do Trabalho luxemburguês ter mostrado "preocupação" com a nova vaga de emigração portuguesa que está a chegar ao Grão-Ducado. Nicolas Schmit diz que a crise também já chegou ao Luxemburgo e quer que os portugueses saibam que o Luxemburgo já não é um Eldorado. O aviso foi feito durante o colóquio de emprego organizado pelo Centro de Apoio Social e Associativo. Um encontro em se falou muito da crise em Portugal e da nova vaga de emigração. Só nos últimos dois anos, o Consulado de Portugal registou mais nove mil inscrições. E o cônsul de Portugal no Luxemburgo garante que recebe todos os dias dezenas de emails a pedir informação sobre como imigrar para o Grão-Ducado.
Aqui ao lado, a três quilómetros da fronteira com o Luxemburgo, um projecto de ensino alternativo foi encerrado pelo Ministério da Educação belga. Na escola "Pedagogia Nómada" os alunos e professores não se conformam. É o fim de uma escola de sonho que promovia o sentido crítico e a autonomia dos alunos.
Estas e outras notícias para ler esta semana no Contacto, o primeiro semanário em português no Luxemburgo.
--
Ainda não recebe o CONTACTO em casa?
Para receber gratuitamente o CONTACTO e o Point24 em português, (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).
Assinantes não-residentes no Luxemburgo: Como o jornal é gratuito, criámos para os residentes fora do Luxemburgo (França, Bélgica, Alemanha, Portugal e resto da Europa) uma assinatura de 52 euros/ano, que visa apenas cobrir as despesas de envio anuais, de modo a que o jornal, na prática, continue a ser gratuito. Os interessados devem contactar o nosso Departamento de Assinaturas pelo tel. + 352 4993-9393.
Sem comentários:
Enviar um comentário