quarta-feira, 6 de março de 2013

CONTACTO - Edição de 6 de Março de 2013


No Luxemburgo há casos de mulheres que foram excisadas em pequenas. Annick Conzemius us é médica ginecologista na clínica Bohler e, em entrevista ao CONTACTO, diz que as mulheres do Mali, do Senegal e do Burkina Faso, que lhe aparecem no consultório, ou não sabem que foram vítimas de mutilação genital, ou sofrem em silêncio. Também no Luxemburgo, o CONTACTO encontrou uma mulher que nasceu na Guiné-Bissau e que confrontada com a possibilidade de ter sido excisada, respondeu que não sabia. Só depois de ter telefonado para a Guiné e de ter falado com a mãe é que G. pôde confirmar o inevitável. Foi levada para o mato para lhe "cortarem o excesso de pele". "Que horror", desabafa esta mulher de 26 anos. Histórias impressionantes de brutalidade, e de negação da dignidade das mulheres que hoje publicamos a propósito do Dia Internacional da Mulher, que se comemora na próxima sexta-feira.

Mas há mais: Tony Carreira esteve no Luxemburgo e encheu a Rockhal a maior casa de espectáculos do país. As fãs vieram até da Madeira para ver o cantor romântico preferido dos portugueses.

O Consulado vai estar mais uma vez sem rede informática. A partir de sexta-feira e até terça da próxima semana, não há documentos para ninguém. Mais uma vez o problema vem de Lisboa.

Tempo ainda para olhar para a Liga BGL está ao rubro e no próximo fim-de-semana joga-se um clássico: Jeunesse e Dudelange, o segundo recebe o terceiro e ambos querem ainda chegar ao primeiro lugar.

Tudo isto e muito mais no CONTACTO, o primeiro jornal de língua portuguesa no Luxemburgo.

Sem comentários:

Enviar um comentário