Os dirigentes dos países do G20 indicaram hoje que estão prontos para a adoção das novas regras bancárias, designadas Basileia III, destinadas a tornar as instituições financeiras mais resistentes, segundo o comunicado final da cimeira.
“Vamos estabelecer por completo as novas regras sobre o capital e a liquidez dos bancos”, afirmam no documento divulgado em Seul.
As regras ditas de Basileia III estão previstas para entrar em vigor a partir de 2013 e incluem nomeadamente o aumento dos fundos próprios dos bancos até 01 de janeiro de 2015.
Os líderes das economias desenvolvidas e emergentes pretendem também resolver os problemas colocados pelas instituições financeiras ditas sistémicas, que representam um risco para o conjunto do sistema financeiro se tiverem problemas.
No comunicado, não são referidos quaisquer pormenores sobre os meios que deverão ser estabelecidos para resolver o problema. O Conselho de Estabilidade Financeira apresentou um relatório sobre esta questão, que deverá ser divulgado mais tarde.
Sem comentários:
Enviar um comentário