Historial do jornal

CONTACTO -  o primeiro jornal em Língua Portuguesa do Luxemburgo

A Comunidade Portuguesa no Grão-Ducado do Luxemburgo conta actualmente cerca de 110 mil pessoas (números oficiais do Consulado de Portugal, de 09/02/2012), ou seja, cerca de 18 % da população total e mais de 25 % da população activa. A comunidade desempenha assim um papel determinante, senão fundamental na vida diária do país.

Desde a sua chegada em terras luxemburguesas, no princípio dos anos 60, os primeiros imigrantes portugueses souberam, judiciosamente, lançar as bases de um processo de integração que, ao longo das décadas, amadureceu e foi dando os seus frutos. Estes novos concidadãos tiveram o cuidado de preservar a sua identidade, sobretudo cultural. Nunca teriam aceite que a sua integração na sociedade luxemburguesa rimasse com assimilação. Manter certas diferenças sem as cultivar: eis a "nuance" por que optaram!


1970: Fundação do jornal pelas APL

Criado por iniciativa de um português, Carlos de Pina, e de um luxemburguês, Lucien Huss, no seio da associação "Amizades Portugal-Luxemburgo" (APL) e redigido em Língua Portuguesa, o jornal CONTACTO apareceu precisamente com a primeira grande vaga de imigração portuguesa no Luxemburgo em 1970, apesar de já viverem portugueses no Grão-Ducado desde o princípio dos anos 1960.

No editorial do primeiro número explica-se as razões da criação da nova publicação e do nome escolhido. As necessidades de informação e de "contacto" da comunidade portuguesa que aumentava rapidamente levaram o nosso o jornal a posicionar-se como o elo de ligação privilegiado entre a nossa comunidade e a sociedade autóctone.

Os princípios são difíceis: a associação não dispõe de muitos fundos e os primeiros números do CONTACTO têm apenas quatro páginas e sai uma vez por mês. Com uma tiragem média de 500 exemplares, o jornal é impresso em Portugal. De regresso ao Luxemburgo é essencialmente distribuído aos membros da associação. Apesar dos poucos meios de que dispõe a equipa redaccional, constituída também ela por membros e sócios, que com a melhor das vontades e abnegações, redigem os artigos.

Aos poucos, o jornal sai dos círculos da associação e começa a atingir os seus objectivos de plataforma de contacto entre portugueses e luxemburgueses. Este sucesso está sobretudo ligado ao carácter prático das informações: os artigos tratam dos problemas do dia-a-dia que os portugueses do Luxemburgo podem encontrar, nomeadamente em matéria de protecção social, de ensino, ou de defesa dos seus interesses.

Ainda hoje, esse critérios merecem a nossa atenção nas páginas do jornal.

Tendo sido durante mais de três décadas, o único periódico em português publicado de modo regular, no Grão-Ducado, o CONTACTO viu os concorrentes chegarem e desapareceram. A sua própria existência esteve em risco.

1987: A retoma pelo Grupo Saint-Paul

A associação que se ocupa da sua publicação até 1987, por falta de meios humanos e financeiros quase abandona a publicação, em 1987. É nessa altura que o jornal é retomado pelo Grupo Saint-Paul (editor do Luxemburger Wort), o maior e mais antigo grupo media do Luxemburgo, algo que iria determinar o impulso futuro do jornal.

É contratado um jornalista a meio-tempo, o conteúdo é diversificado, a imagem modernizada e a equipa de comerciais da empresa começa a prospectar publicidade para o jornal, algo que era feito de forma esporádica e não profissional nos tempos em que pertencia à associação. A tiragem sobe de 1.500 para 3.000 exemplares.

Depois de uma década de hesitação em relançar o jornal no mercado luxemburguês, em 1997, verificando que a comunidade portuguesa crescia (cerca de 60 mil portugueses no país) é contratado um jornalista a tempo inteiro e o jornal passa a quinzenário.

O conceito de assinaturas pagas por um preço simbólico - 5 euros anuais em 1995 para cerca de 3 mil assinantes - , é abandonado e o grupo opta, em parceria com a companhia luxemburguesa dos correios, por um distribuição gratuita directamente na caixa do correio de 15 mil portugueses.

1999: De mensário a semanário

Os frutos da publicidade começam a surgir e a empresa entende que terá de investir na comunidade portuguesa se pretender afirmar o seu produto no mercado. Como resposta ao aparecimento de um concorrente, a empresa reforça a equipa em 1999. A equipa tem agora três jornalistas a tempo inteiro, uma dezena de correspondentes e um secretariado. A periodicidade passa a semanal em Março desse ano.

No ano 2000, por ocasião do nosso 30° aniversário o Governo português concedeu ao CONTACTO a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas, atribuída pelo então secretário de Estado José Lello.

Esses anos marcaram assim uma viragem na história do CONTACTO: o volume de publicidade aumentou significativamente e a tiragem passou de 5.000 exemplares em 1997 para 15 mil em 1999. Com o permanente aumento da comunidade portuguesa, com vagas mais intensas desde 2005 e ainda mais desde 2008 e 2010, a tiragem voltou a subir e ronda hoje os 25 mil exemplares semanais. Facto é que a única constante da imigração portuguesa para o Luxemburgo foi nunca ter parado verdadeiramente desde os anos 1960.

O aumento da tiragem acompanhou-se evidentemente de uma melhor organização da rede de distribuição. Hoje, além de ser enviado à quase totalidade dos lares portugueses no Luxemburgo, também os residentes cabo-verdianos, brasileiros e lusófonos em geral o recebem semanalmente de forma confortável em suas casas. Basta solicitá-lo por telefone 4993-337 ou no site do jornal www.contacto.lu ou, desde Maio de 2013, no portal do Luxemburger Wort em português (e que substitui a página oficial) em www.wort.lu/pt

Nesse sentido, o jornal tem-se afirmado não apenas como um jornal da comunidade portuguesa mas da comunidade lusófona em presença no Grão-Ducado.

Hoje, o CONTACTO pode ser encontrado em quase todos os locais frequentados pela população lusófona, desde a Embaixada de Portugal, ao Consulado de Portugal e de Cabo Verde, bem como nos bancos, restaurantes, cafés e outros estabelecimentos da comunidade.

O principal objectivo do jornal é tentar que a actualidade do Luxemburgo e no Luxemburgo, desperte o interesse dos seus leitores lusófonos. Uma grande parte da comunidade portuguesa, sobretudo a primeira geração de emigrantes (que estão hoje a chegar à reforma e desmentem o "mito" do regresso, pois tendem a ficar cada vez mais no Luxemburgo, junto dos filhos e dos netos), deixa-se ainda ficar à margem da actualidade do país onde reside. Porque as informações que lhes são propostas noutros meios de informação são em Alemão ou em Francês, ou por corolário da baixa instrução da maioria, muitos são os que não participam na vida social e política do país que os acolheu, alguns há quatro décadas.

É sobretudo a essas pessoas que o CONTACTO se dirige. Mas também aos recém-chegados, com as novas vagas de imigração portuguesa desde 2005, 2008 e 2010.

O CONTACTO dedica actualmente cerca de três quartos do seu espaço redaccional à actualidade do Luxemburgo. No sentido de favorecer a Europa dos cidadãos e contribuir para a integração da comunidade lusófona na sociedade, o CONTACTO tem apostado em chamar a atenção dos leitores para os pequenos e grandes temas da actualidade local, nacional, sócio-política e cultural do Luxemburgo. Com especial ênfase para os eventos das comunidades portuguesa, cabo-verdiana e brasileira residentes e do movimento associativo, clubes desportivos e mundo dos negócios que delas emanam.

Não descuramos a actualidade de Portugal e sobretudo o que toca a política das Comunidades, mas consideramos que as rádios portuguesas no Luxemburgo e sobretudo a RTP Internacional já desempenham a função de informar diariamente a diáspora e, enquanto semanário em português no Luxemburgo, optámos por notícias e reportagens de proximidade: práticas, informativas e formativas. Mas regularmente, quando a actualidade assim o exige, não hesitamos em abordar assuntos europeus e internacionais.

A nossa principal preocupação é também assegurar o reforço da Redacção e uma formação profissional contínua para os nossos jornalistas, que provêm todos de áreas profissionais diferentes. O reforço da equipa é condicionado pela recepção do CONTACTO junto dos leitores e pelas receitas publicitárias. Felizmente, ambos estes critérios têm-se mostrado positivos.

Em 2009, o jornal CONTACTO fidelizou 57% da comunidade portuguesa, à frente dos restantes órgãos de comunicação em português, incluindo a RTPi, de acordo com a sondagem TNS/ILRES Plurimédia 2009 para o Luxemburgo. O CONTACTO regista assim uma média semanal de 35.800 leitores com mais de 15 anos. O CONTACTO é lido por cerca de 11% da população total, o que faz dele o primeiro jornal semanário de informação mais lido do país (à frente dos semanários luxemburgueses, mas atrás das revistas semanárias Télécran e Revue).

2009: A aventura online

Em Maio de 2009, não podendo continuar a ser invisível na internet, a Redacção do CONTACTO decidiu lançar as páginas da Redacção no Twitter e na blogosfera, neste mesmo blogue.

Ao longo de quase cinco anos, publicámos quase 6 mil posts, merecemos a passagem regular de muitos leitores, num total de mais de 370 mil visitas.

Em 2013, decidimos que o jornal merceia um verdadeiro portal de notícias, que nos fora prometido há muito. Juntámos esforços com o maior e mais antigo diário do Grão-Ducado, o Luxemburger Wort (que faz parte do Grupo Saint-Paul, que edita o nosso jornal) e que é simultaneamente o jornal mais vendido no país.

Graças à experiência do Wort e ao know how da nossa equipa - conhecer por dentro a comunidade portuguesa e lusófona - lançámos a edição portuguesa do site wort.lu, portal que existia já em alemão, francês e inglês, e que ficou em linha no dia 16 de Maio, em wort.lu/pt

A equipa do CONTACTO acredita que o jornal foi, é e continuará a ser a testemunha privilegiada da presença lusófona no Luxemburgo, presença da qual também é o reflexo. E que a missão a que se tinham proposto os fundadores em 1970 - pôr em contacto e aproximar povos e culturas, no sentido de uma plena integração sócio-política - é hoje uma realidade que ninguém nos pode negar.

A equipa do CONTACTO

3 comentários:

  1. Sou brasileira, carioca. Moro em Remich, sou psicóloga, em breve divulgarei a todos meu gabinet. Adoro escrever, sobre assuntos psicossomáticos, cromoterapia. Enfim parabenizo a toda equipe por um espaço tao influente e importante para ambos os países, apoiando e orientando todo dia nossas vidas. Nagera lima fc ...Skype : nagera.sandra

    ResponderEliminar
  2. chega amanha au aeroporto do luxembourgo as 12h o lusodescendente joao pedro oliveira gaspar nome artistico piloco vindo dos estados unidos da america trazendo consigo o trofeu do qual foi vencedor na categoria de sua musica que se intitula pinacolada para informacoes contact 691859756 parabens para ele

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite
    eu gostaria de saber se podemos ter aceso as capas do concacto dos anos anterior ?

    ResponderEliminar