quarta-feira, 24 de junho de 2009

13 alunos de quarentena por causa de novo caso de Gripe A

Os treze colegas da turma da criança portadora do vírus da Gripe A estão de quarentena em casa, até amanhã, quinta-feira.

A medida foi instaurada como tentativa de prevenção de contágio do resto dos alunos, depois de na semana passada um aluno da escola de Helmsange, na comuna de Walferdange, ter sido identificado como portador do vírus H1N1. A escola, que é frequentada por cerca de 150 alunos, continua a funcionar, mas os colegas da vítima estão sob vigilância das autoridades de saúde do país.

Também as pessoas que estiveram em contacto com o paciente estão sob observação. Trinta e oito pessoas já fizeram o rastreio do vírus que até agora não deu sinais de contágio.

Este novo caso de Gripe A no Luxemburgo, o terceiro, foi revelado na sexta-feira. Trata-se de uma criança da região Centro do país que chegou recentemente dos Estados Unidos, mais precisamente da região de Washington.

A criança foi consultada na passada quinta-feira por um médico assistente que perante os sintomas de uma gripe normal, submeteu a criança aos testes de despistagem da Gripe A.

Os resultados das análises efectuadas pelo Laboratório Nacional de Saúde confirmaram que o rapaz foi contagiado pela nova estirpe do vírus da gripe A (H1N1).

O tratamento, como nos outros dois casos que já se registaram no país, é feito através do Tamiflu, e a criança está de quarentena em casa.

Todos os familiares do rapaz estão a ser também sujeitos a tratamentos com antivirais

O Ministro da Saúde já veio a público tranquilizar os residentes no país. Mars di Bartolomeo garante que "não ha motivos para alarme" e assegura que na Europa apenas uma mulher morreu vítima da Gripe A.

"Isto não é a cólera ou a peste", disse ainda o ministro, que também revelou que os outros dois casos de gripe A registados no Luxemburgo já estão completamente ultrapassados.

VACINA DISPONÍVEL

EM JULHO

Mars di Bartolomeo garantiu ainda que o Luxemburgo vai ter em breve a vacina contra a nova estirpe do vírus (H1N1). Uma notícia que vai ao encontro de outras informações recentemente divulgadas que davam conta do início da produção de uma vacina por parte da Baxter Internacional. A farmacêutica norte-americana garante que até Julho vai lançar em grande escala uma vacina contra o vírus da gripe A (H1N1).

Em Maio, o grupo recebeu uma base viral da gripe da parte do Centro de Controle e Prevenção de Doenças norte-americano (CDC), à semelhança de outros grupos farmacêuticos. A Baxter diz ter terminado a fase de testes ao vírus da Gripe A e passou agora à fase de plena produção, comprometendo-se a produzir a vacina em grande escala.

O grupo suíço Novartis também anunciou que já produziu um primeiro lote de vacinas contra a Gripe A e que prevê efectuar testes clínicos em Julho.

Domingos Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário