sábado, 27 de junho de 2009

Centro de Prevenção das Toxicomanias alerta: "Zubito" pode provocar dependência



O "Zubito", disponível em muitos cafés do Grão-Ducado, está na linha de mira do Centro de Prevenções das Toxicomanias (CePT), que considera que o jogo "pode fazer perder muito dinheiro em pouco tempo e criar dependência".

Aproveitando a comemoração do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Estupefacientes, decretado pelas Nações Unidas, o CePT lançou uma campanha de prevenção, apresentando também várias reivindicações ao futuro governo.

Os responsáveis daquele órgão de luta contra a dependência estão preocupados com a proliferação dos jogos de azar no Luxemburgo, alguns dos quais registam grande sucesso junto dos jovens. O CePT deplora o facto de não existir uma lei de protecção dos menores nesta matéria. Durante uma conferência de imprensa na passada sexta-feira, a directora Thérèse Michaelis exigiu a proibição do "Zubito” do Grão-Ducado, explicando que este jogo da "Loterie nationale” pode fazer perder muito dinheiro em pouco tempo e criar dependência.

O CePT apresentou ainda um conjunto de reivindicações no âmbito da luta contra o abuso do álcool, a terceira causa de morte no Grão-Ducado. Entre as medidas a tomar para diminuir os abusos, o CePT considera que é imperativo que as bebidas alcoólicas tenham um preço superior ao das bebidas sem álcool. Thérèse Michaelis sugere mesmo seja lançado um estudo sobre o consumo do álcool no Grão-Ducado. Além disso, exige que o Estado reduza a disponibilidade e o acesso a bebidas alcoólicas, que aumente o trabalho de sensibilização e de informação e que o Luxemburgo tome a iniciativa de uma acção concertada no seio da União Europeia com vista a proibir a publicidade ao consumo do álcool.

Além de insistir na necessidade de elaborar um plano coerente em matéria de prevenção, considerando que o consumo elevado de bebidas alcoólicas no Luxemburgo não se explica apenas pelas compras dos fronteiriços, a directora do CePT chama ainda a atenção para a falta de meios humanos e financeiros de que o centro dispõe para realizar os seus objectivos.

Segundo a responsável, o centro é cada vez mais solicitado em termos de prevenção, nomeadamente no âmbito de formações profissionais.

Finalmente e no contexto do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Estupefacientes, comemorado sexta-feira passada, o CePT lançou uma campanha de prevenção nacional. A campanha inclui cinco cartazes cuja mensagem alerta para o risco de dependência em caso de abuso, pondo em evidência a responsabilidade do consumidor e incitando-o a reflectir sobre a melhor maneira para encontrar o seu bem-estar. F.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário