terça-feira, 16 de junho de 2009

Luxemburgo/ CSV e LSAP começam hoje negociações para formar Governo

Os dois partidos que mais votos obtiveram nas eleições legislativas de 7 de Junho, os cristãos-sociais (CSV, com 38,04%) e os socialistas (LSAP, com 21,6%) começam hoje, terça-feira, a ronda de negociações em vista de formar o novo Governo 2009-2014.

Nas negociações participam 12 representantes de cada partido. As duas delegações deverão chegar a consenso sobre um programa de Governo e um novo Executivo antes de 15 de Julho, data em que começam as férias escolares.

O primeiro-ministro, Jean-Claude Juncker, foi nomeado em 9 de Junho "formador" do novo Governo pelo grão-duque Henri e está a desempenhar a função de mediador entre as duas delegações.

A delegação do CSV, presidida pelo presidente do partido, François Biltgen, é composta por Fernand Boden, Luc Frieden, Claude Wiseler, Jean-Louis Schiltz, Marie-Josée Jacobs e Jean-Marie Halsdorf (ministros do Governo anterior), Octavie Modert (secretária de Estado), Michel Wolter (presidente do grupo parlamentar), Lucien Weiler (presidente do Parlamento), Marco Schanck (coordenador do secretariado-geral do partido) e Frank Engel (secretário do grupo parlementar, eleito para Estrasburgo nas eleições europeias de 7 de Junho).

A delegação socialista, liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean Asselborn, inclui Mars di Bartolomeo, Alex Bodry, Lydia Mutsch e Lucien Lux (os primeiros candidatos eleitos pelo Sul); Jeannot Krecké, Mady Delvaux-Stehres, Ben Fayot (eleitos no Centro); Romain Schneider e Nicolas Schmit, os primeiros candidatos eleitos a Norte e a Leste, além de Myriam Schanck e Alex Fohl, do grupo parlamentar.

A composição do novo Governo deverá ser anunciada até 15 de Julho, mas visto tratarem-se dos mesmos dois partidos da coligação que governaram nos últimos cinco anos, os analistas políticos acordam-se a prever que as negociações não demorem até aí.

JLC

Sem comentários:

Enviar um comentário