quinta-feira, 30 de julho de 2009

De visita ao Luxemburgo, autarca de São Vicente (Cabo Verde) frisa necessidade de mudança

Isaura Gomes, presidente da Câmara Municipal da ilha de São Vicente, em Cabo Verde, falou no progresso do país – que se orgulha da crescente afirmação e projecção a nível internacional –, mas também nos desafios que se impõem. A autarca esteve na semana passada na capital luxemburguesa, na sede da Associação Amizade Cabo-Verde, num encontro que reuniu cerca de 40 cabo-verdianos residentes no Luxemburgo.

Com o objectivo de contactar com a comunidade cabo-verdiana e informá-la sobre o desenvolvimento do país, Isaura Gomes abordou avanços e dificuldades, sensibilizando os presentes para a "necessidade de transformar os pontos fracos de Cabo Verde em pontos fortes".

De acordo com a autarca, um dos aspectos que tem de mudar é a actual centralização do poder. "O poder está hipercentralizado", afirma, "o que provoca muitas assimetrias regionais". "O futuro de Cabo Verde está na regionalização, atribuindo mais recursos e competências a cada ilha", prossegue Isaura Gomes. "O reforço do poder local significa um ganho em democracia, menos assimetrias e mais coesão", conclui a edil.

Isaura Gomes considera também que o grande fosso existente entre camadas sociais tem de diminuir e que "Cabo Verde tem de fazer um esforço para equilibrar a riqueza nacional".

Outra questão que sublinhou na sua intervenção é a necessidade de apostar na educação. "Cabo Verde tem um défice de formação profissional, é fundamental criar uma massa qualificada".

Isaura Gomes fez ainda referência à questão energética e da água, recursos que faltam no arquipélago, e ao turismo e transportes. Para a autarca, "há que transformar o país num pólo atractivo", "investir na qualidade e no serviço", "privatizar o transporte aéreo" e "facilitar o transporte marítimo entre as ilhas".

Além disto, "a economia é muito dependente do exterior e a emigração é muito importante nesse aspecto".

A emigração é, aliás, segundo a autarca, "um mal necessário, que advém da não sustentabilidade do país". E, dizendo isto, deixa uma mensagem de saudação à comunidade cabo-verdiana "para que continue com a mesma postura, digna e trabalhadora, que tanto tem beneficiado a reputação de Cabo Verde".

Segundo a autarca, este é um dos pontos fortes de Cabo Verde e "é neste cabedal humano que é preciso investir".

Isaura Gomes, militante do partido Movimento para a Democracia e única edil do sexo feminino em Cabo Verde, não é candidata oficial às eleições presidenciais do país, mas manifestou disponibilidade e motivação para isso, segundo afirmou publicamente no encontro com a comunidade cabo-verdiana radicada no Luxemburgo.

Flávia Diniz

Sem comentários:

Enviar um comentário