domingo, 26 de julho de 2009

Volta a França: Alberto Contador sagra-se campeão do Tour pela segunda vez, Andy Schleck é vice-campeão, Armstrong é 3°, Fränk Schleck 5°

O ciclista espanhol Alberto Contador (Astana) sagrou-se este domingo em Paris vencedor da 96a edição da Volta à França em Bicicleta, com o tempo de 85h48m35s.

Alberto Contador, de 26 anos, repetiu o triunfo de 2007, desta vez com 4.11 minutos de avanço para o luxemburguês Andy Schleck (Saxo Bank, 2°), de 24 anos, que se sagrou assim vice-campeão da Volta a França em Bicicleta 2009 e recebeu igualmente a camisola branca, o que significa que foi o Melhor Jovem do Tour.

O luxemburguês aguentou e não deixou escapar o 2° lugar para o seu seguidor mais próximo, o veterano Lance Armstrong (Astana), vencedor do Tour já por sete vezes consecutivas (1999-2005), e que regressou este ano à competição com quase 38 anos. Armstrong ficou a 5.24m do espanhol e teve de contentar-se com o 3° lugar do pódio.

Esta 21a e última etapa da prova, que já não interferiu na classificação geral e que se disputou entre Montereau-Fault-Yonne e a capital francesa sobre 164 kms, foi ganha pelo inglês Mark Cavendish (Columbia), que venceu o "sprint" nos Campos Elíseos, em Paris, obtendo assim a sexta vitória neste Tour. Em segundo lugar chegou o seu colega de equipa Mark Renshaw, seguido do norte-americano Tony Ferrar (Garmin-Slipstream).

O irmão mais velho de Andy Schleck, Fränk (Saxo Bank), que chegou a ambicionar o terceiro lugar no pódio, acabou a etapa deste domingo em 56a posição (à frente de Andy, que chegou em 63°), mas não conseguiu melhorar o tempo em relação a Armstrong (3°) e Bradley Wiggins (4°, geral, da Garmin-Slipstream). Fränk ficou a 6m04s de Contador.

O norueguês Thor Hushovd (Cervelo) foi o melhor sprinter, e recebe a camisola verde. A camisa quadriculada, atribuída ao melhor ciclista na montanha, foi para o italiano Franco Pellizotti (Liquigas). A Astana recebeu o prémio da melhor equipa desta edição do Tour; em 2° ficou a equipa da Garmin-Slipstream e em 3° a Saxo Bank.

O português Sérgio Paulinho, colega de quarto e de equipa de Contador, classificou-se em 35° da geral.

O terceiro ciclista luxemburguês em prova, Kim Kirchen (Columbia), foi hoje 143°, classificando-se assim em 57° da geral.

Os grão-duques do Luxemburgo, Henri e Maria Teresa, assistiram em Paris à final e fizeram questão de felicitar os irmãos Schleck pela sua classificação entre os cinco melhores da "Grande Boucle" 2009, bem como Kirchen.

Os Luxemburgueses e o "Tour"


Em 2007, aos 21 anos, Andy Schleck tornou-se a grande esperança do ciclismo luxemburguês ao terminar segundo do Giro de Itália, sendo o primeiro luxemburguês a subir ao pódio de um grande "tour" em 46 anos. O último havia sido Charly Gaul que na Volta a França de 1961 se classificou 3°, depois de vencer o "Tour", em 1958.
Em 2009, Andy sagrou-se campeão da Volta ao Luxemburgo em Bicicleta, sucedendo ao seu irmão Fränk no título.

Três luxemburgueses venceram por quatro vezes a Volta a França em Bicicleta:

- François Faber, em 1909
- Nicolas Frantz, em 1927 e 1928
- Charly Gaul, em 1958


JLC

Sem comentários:

Enviar um comentário