Mais antiga do que a própria nacionalidade, a "Schueberfouer", feira popular da cidade do Luxemburgo, regressa pelo 669° ano consecutivo à capital. A sua inauguração oficial terá lugar no Glacis esta sexta-feira, 21 de Agosto, às 17h.
Os carrosséis vão fazer girar as cabeças com sensações de inverter os estômagos de vários milhares de visitantes até 9 de Setembro. Como sempre, haverá muita festa e animação proporcionadas pelos cerca de duas centenas de feirantes.
A grande feira da cidade do Luxemburgo, ou simplesmente "fouer", como é vulgarmente designada pelos luxemburgueses, atrai todos os anos as gentes da capital, do resto do país e das regiões fronteiriças, porque mais do que uma tradição anual constitui a manifestação que marca o fim das férias de Verão, o princípio das colheitas, a preparação para as víndimas, a rentrée política e, para os mais jovens, o regresso às aulas que se aproxima.
Fundada em 1340 por Jean l'Aveugle (João "O Cego"), Conde do Luxemburgo e Rei da Boémia (hoje na República Checa), a "Schueberfouer" começou por ser um grande mercado com quitandas de artesãos e tecelões da cidade aos quais se juntavam comerciantes ciganos e criadores de gado. Era a ocasião anual de a população rural vir à capital.
Só após a Revolução Francesa (no final do séc. XVIII), a "Schueberfouer" passou também a ser um lugar de divertimento, sendo hoje uma grande feira popular, com atracções cada vez mais sofisticadas de ano para ano.
Por esta ocasião, a place do Glacis muda de aspecto, atraindo não só amadores de sensações fortes como nostálgicos de carrosséis antigos, sem esquecer os gulosos, que não deixam de deliciar-se com o peixe frito ("gebaackene Fesch"), as panquecas tradicionais de batata "Grompelkichelcher" e a guloseima típica da feira, o "Schappnougat" (torrão de nougat luxemburguês).
Sem comentários:
Enviar um comentário