segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Ciência: Investigadores franceses identificam nova variante do vírus HIV/Sida

Uma equipa de virologistas franceses identificou uma nova variante do HIV tipo 1, o vírus que origina a maioria dos casos de Sida, geneticamente muito semelhante ao vírus da Imunodeficiência Simiana recentemente descoberto no gorila.

Actualmente, estão identificadas duas estripes do vírus da Sida: o HIV-1, com maior incidência, e o HIV-2, menos frequente.

O HIV-1 está dividido em três variantes: M, a origem da pandemia mundial, e dois outros muito raros, O e N.

A nova variante identificada pela equipa do laboratório Jean-Christophe Plantier (do Centro Nacional de Referência do Vírus de Imunodeficiência Humano do Centro Hospitalar de Rouen) parece ser o protótipo de um novo tipo do vírus HIV-1, denominado pela equipa de investigadores como variante P.

"A descoberta desta nova variante veio reforçar a necessidade de acompanhar de perto o surgimento de novas variantes do HIV, especialmente na África Central, onde está a origem de todos os grupos do HIV-1", referiram os investigadores franceses no estudo científico, ontem publicado na revista Nature Medicine.

A nova variante foi identificada numa doente originária dos Camarões, que apresentava um perfil raro.

A doente "está bem", garantiu uma das investigadoras da equipa, Marie Leoz, acrescentando que "com base no genoma da doente foi possível identificar o tratamento mais adequado face às mutações do vírus e ela respondeu muito bem".

"É uma variante que é curável", afirmou a virologista, esclarecendo, no entanto, que a doente foi infectada com a nova variante do HIV por outras pessoas "certamente nos Camarões". "Será neste país que teremos de encontrar novos casos", concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário