Um estudo do Instituto das Ciências Económicas e Sociais de Düsseldorf (WSI, "Wirtschafts- und Sozialwissenschaftliche Institut"), na Alemanha, indica que o Luxemburgo é já há longos anos e continua a ser o país da União Europeia (UE) com o salário mínimo mais alto com, em média, 9,73 euros pagos à hora.
O nível do salário mínimo no Luxemburgo está muito acima da média dos 8,40 euros/hora pagos pela maioria do outros países da Europa Ocidental.
Com a França (8,82 euros/hora) e a Holanda (8,58 euros/hora), o Grão-Ducado seria mesmo o único país onde o ordenado mínimo foi aumentado por duas vezes em 2009, ainda segundo o mesmo estudo divulgado esta quarta-feira.
A Grã-Bretanha é o país da Europa Ocidental onde o ordenado mínimo é o mais baixo com 6,41 euros/hora.
Portugal com o salário mínimo horário mais baixo do Sul da Europa
No Sul da Europa, é Portugal o estado-membro da UE com o ordenado mínimo horário mais baixo com 2,71 euros. Seguem-se Malta com 3,67 euros/hora, Espanha com 3,78 euros/hora e a Grécia com 4,28 euros/hora.
Na Europa de Leste, apenas a Roménia e a Bulgária têm salários mínimos que não ultrapassam um euro por hora: 0,83 euros/hora no primeiro e 0,71 euros/hora no segundo.
O estudo recorda ainda que um determinado número de países não dispõe de um ordenado mínimo estabelecido por lei. Entre esses estão países como a Alemanha, Áustria, Chipre, Dinamarca, Finlândia, Itália e Suécia.
JLC
Sem comentários:
Enviar um comentário