A comissão europeia acaba de divulgar os resultados do Eurobarometro para o Luxemburgo.
O desemprego é a principal preocupação dos residentes no país. 52% dos inquiridos mostraram-se muito preocupados com a taxa de desemprego no país, mas também os problemas ligados à habitação, a inflação, o sistema educativo, as reformas e a insegurança fazem parte da agenda das preocupações dos luxemburgueses.
No entanto, 96% da população está satisfeita com a vida que leva. A situação económica no Luxemburgo, é considerada por 70% dos entrevistados como boa (60% no Outono de 2008). A maioria das pessoas (58%) não espera uma mudança das condições de vida durante o próximo ano, mas, em geral, 28% dos residentes no Luxemburgo esperam uma melhoria na sua situação pessoal. Quanto ao futuro da situação económica, o pessimismo está sempre presente, mas menos acentuado do que em 2008. De facto, 40% dos inquiridos (54% no Outono de 2008, 49% na primavera de 2008) estão pessimistas sobre o futuro da situação económica do Luxemburgo, 10% estão pessimistas sobre a situação financeira do seu agregado familiar (21% no Outono de 2008, 16% na primavera de 2008) e 52% estão pessimistas quanto à evolução da situação económica na UE (60% no Outono de 2008, 47% na Primavera de 2008).
O eurobarometro é um estudo de opinião levado a cabo pela Comissão Europeia, duas vezes por ano: no Outono e na Primavera.
Esta sondagem teve em consideração a situação demográfica, muito particular do Grão Ducado. A amostra destre trabalho é composta por 65% de cidadãos de nacionalidade luxemburguesa e 35% de cidadãos dos outros países da UE.
Sem comentários:
Enviar um comentário