quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Luxemburgo: Produtores de leite voltam a invadir hoje a capital

Três dezenas de tractores, camiões e carrinhas de uma centena de produtores de leite luxemburgueses voltam a invadir esta quinta-feira, 24 de Setembro, a partir das 11h15, as ruas da capital para mais uma mega-manifestação.

Os manifestantes vão passar pelo Kirchberg, o boulevard Pierre Frieden, o boulevard Konrad Adenauer, em direcção ao centro da cidade e na place Guillaume II (Knuedler) entendem distribuir leite gratuitamente, a partir das 13h.

Às 15h está prevista uma conferência de imprensa frente à Câmara dos Deputados, no Marché-aux-Herbes, a 200 m da place Guillaume II.

Desta vez, os manifestantes foram mobilizados pelo "Luxembourg Dairy Board (LDB)", representante dos produtores de leite do país, que entendem protestar contra o preço do leite preconizado pela Comissão Europeia.

Recorde-se que esta é já a quarta manifestação em menos de duas semanas dos produtores de leite.

Na segunda, na terça e na sexta-feira da semana passada os agricultores tinham-se manifestado com acções de impacto mediático, que visavam chocar a opinião pública e acordar as consciências dos políticos.

Na segunda-feira, numa acção concertada entre agricultores luxemburgueses e belgas, bloquearam com tractores a fronteira belgo-luxemburguesa da auto-estrada A6 entre o Luxemburgo e Sterpenich (B).

Na terça-feira, mobilizados por três federações de agricultores - a "Centrale Paysanne", a FLB e a "Bauerenallianz" - manifestaram-se em Diekirch e derramaram 50 mil litros de leite numa pradaria em Erpeldange.

Finalmente, na sexta-feira, as mesmas três federações invadiram as ruas da capital com meia centena de tractores e máquinas agrícolas, o que culminou no derrame de 150 mil litros de leite numa pradaria de Kockelscheuer.

O resultado foi nessa mesma sexta-feira conseguirem uma reunião com o primeiro-ministro e os ministros da Agricultura e das Finanças que lhes prometeram 2,6 milhões de euros em ajudas financeiras indirectas (deduções fiscais, reduções nos custos de produção, apoio nas quotizações da segurança social e para as reformas, etc.)

A Polícia grã-ducal não previu o encerramento de nenhuma rua, mas avisa o público que a manifestação vai afectar o tráfego apesar de estar previsto o seu enquadramento por patrulhas.

Já na sexta-feira, os agricultores tinham derramado 150 mil litros de leite numa pradaria em Kockelscheuer, depois de quatro dias antes terem feito o mesmo com 50 mil litros em Erpeldange
Texto e Foto: JLC

Sem comentários:

Enviar um comentário