sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Luxemburgo: Produtores de leite derramam 150 mil litros de leite e paralisam meia-capital com tractores

Foto tirada às 13h em Kockelscheuer, quando onze camiões-cisternas
despejaram 150 mil litros de leite que transportavam nos campos (Imagens: JLC)

Os produtores de leite organizaram esta sexta-feira, uma manifestação pelas ruas da cidade do Luxemburgo, para protestaram pelos preços baixos que lhes são pagos pelo produto.

Os protestos estenderam-se da Cloche d'Or, a Kockelscheuer, Hollerich e ao centro da capital, pelo que o trânsito foi afectado nessas zonas e bairros contíguos quando passou o cortejo de tractores.

Cerca das 11h30, os manifestantes entraram na capital com uma caravana de 50 tractores e pesadas máquinas agrícolas e desfilaram pela route d'Esch até à sede da "Federação das Associações Agrícolas do Luxemburgo" (Landwirtschaft Verband), situada na rue Raiffeisen, na Cloche d'Or (junto à Gamm Vert).

Depois disso, os tractores sairam da cidade, no sentido Kockelscheuer, onde onze camiões-cisterna derramaram cerca de 150 mil de litros de leite numa pradaria, situada junto ao centro desportivo, como já o haviam feito na terça-feira em Diekirch e Erpeldange.

Os manifestantes regressaram à capital pela route d'Esch, atravessaram a Cloche d'Or e Gasperich até Hollerich, para protestar cerca das 13h30 frente ao edifício da Administração dos Serviços Técnicos da Agricultura, na rue de Hollerich.

A rue de Hollerich esteve completamente encerrada ao tráfego, nos dois sentidos do trânsito, durante cerca de 45 minutos.

As outras ruas por onde o cortejo de tractores passou não fecharam ao trânsito e apesar de patrulhas da polícia enquadrarem a manifestação, houve uma forte perturbação na circulação.

O desfile de tractores deixou depois a rue de Hollerich pela route d'Esch, seguiu até à av. Marie Thérèse e até ao edifício Pôle Nord (no cruzamento da ponte Adolphe com o boulevard Royal), continuou pelo boulevard Roosevelt e a rue Notre-Dame até à place Guillaume II (Knuedler) e a place Clairefontaine, junto ao Ministério do Estado, onde fica situado o gabinete do primeiro-ministro, Jean-Claude Juncker, onde chegou cerca das 15h.

A manifestação foi dada por terminada pelas 17h, depois da saída da delegação dos produtores de leite de uma reunião com o chefe do Governo e pelo ministro da Agricultura, Romain Schneider.

Enquanto a reunião decorria, os produtores de leite haviam estacionado os tractores na place Guillaume II e distribuiram leite gratuitamente aos transeuntes e curiosos que passavam pelo local.

JLC

Sem comentários:

Enviar um comentário