terça-feira, 13 de outubro de 2009

Cabo Verde: Carlos Veiga eleito presidente do MpD

Carlos Veiga foi confirmado segunda-feira à noite oficialmente como vencedor das eleições directas de domingo do Movimento para a Democracia (MpD), maior força da oposição em Cabo Verde, disse à Agência Lusa fonte partidária.

Segundo o coordenador do gabinete de Apoio ao processo Eleitoral (GAPE) do MpD, António Semedo, que adiantou os resultados oficiais finais, votaram em Carlos Veiga 22.646 dos 32.838 militantes inscritos, o que representa uma taxa de participação de 68,96%.

António Semedo adiantou que se tratou de uma votação “expressiva e histórica”, apesar de, na diáspora, se ter registado uma abstenção de 56 por cento, contrariada pela participação acima dos 70 por cento nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, Maio, Santiago e Fogo.

Paralelamente, a votação serviu também para eleger os 345 delegados que estarão presentes na 9ª Convenção do MpD, a realizar a 30 e 31 deste mês. A convenção deveria prolongar-se até 01 de Novembro, mas, segundo António Semedo, só decorrerá durante dois dias, na Cidade da Praia.

Carlos Veiga volta assim a liderar o partido de que é um dos co-fundadores, em 1990, depois de a ter abandonado em 2000 para se candidatar à presidência da República, em 2001 e, novamente, em 2006, tendo nas duas ocasiões sido derrotado por Pedro Pires, actual Presidente e candidato do PAICV (partido no poder).

Após abandonar o partido, em 2000, a liderança do MpD foi para as mãos de Gualberto do Rosário, que passou igualmente a chefiar o governo. Perdidas as eleições gerais de 2001, Gualberto do Rosário abandonaria, por sua vez, o partido, passando a liderança interina para Filomena Delgado.

Em 2002, Filomena Delgado cedeu a liderança do MpD a Agostinho Lopes, que vencera as eleições internas, cargo que manteve até 2005, altura em que Jorge Santos agarrou a presidência do partido, cedida no domingo novamente a Carlos Veiga.

Domingo à noite, numa breve declaração à imprensa, Carlos Veiga disse que quer definir uma “estratégia vencedora” para os embates eleitorais de 2011 (legislativas antes das presidenciais) e 2012 (autárquicas).

Carlos Alberto Wahnon de Carvalho Veiga, nascido a 02 de Outubro de 1949, no Mindelo, ilha de São Vicente, é formado em Direito e fez o doutoramento na mesma área na Universidade Clássica de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário