sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Universidade de Coimbra assina acordo de cooperação com Universidade do Luxemburgo, esta sexta-feira

A vice-reitora da Universidade de Coimbra, Cristina Silva Robalo Cordeiro, vai estar esta sexta-feira, 16 de Outubro, em Esch-Belval, para assinar um acordo com a Universidade do Luxemburgo.

Da delegação coimbrã fazem ainda parte representantes da autarquia da cidade do Mondego que se deslocam igualmente ao Luxemburgo para participar num colóquio sobre cidades universitárias.

O colóquio começa pelas 9h, prolonga-se até às 18h e decorre no auditório do banco RBC Dexia (edifício-torre, n°14, Porte de France), em Belval. O acordo de cooperaçâo entre as duas universidades é assinado no final do colóquio.

Recorde-se que a cidade de Coimbra está geminada com Esch/Alzette desde Setembro de 2004.

Promovido pela autarquia de Esch/Alzette, pela Universidade do Luxemburgo e intitulada "Cidades universitárias: um espaço de desenvolvimento económico e humano", esta conferência tem como objectivo reflectir sobre as formas como uma instituição universitária influencia o desenvolvimento da cidade e da região em que se inscreve. Temas como o mercado da habitação, mobilidade, cultura, desporto serão igualmente abordados.

Este colóquio acontece no âmbito da transferência da jovem Universidade do Luxemburgo, criada em 2003, para Belval em 2013.

Actualmente, a Universidade do Luxemburgo tem pólos distribuídos por Limpertsberg, Kirchberg e Walferdange.

Colónia, Liège, Lille, Roterdão e Turim são outras das cidades que vão enviar representantes das suas autarquias e universidades para participar neste colóquio.

Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra é não só uma das mais antigas do Mundo como voltou a ser considerada, pelo quarto ano consecutivo, a melhor instituição de ensino superior portuguesa no ranking do jornal britânico "The Times", divulgado segunda-feira.

JLC

Sem comentários:

Enviar um comentário