quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Futebol: Selecção portuguesa somou 20° jogo consecutivo fora sem perder

A selecção portuguesa de futebol completou hoje a terceira fase de qualificação consecutiva para um Mundial sem sofrer derrotas fora, num ciclo de invencibilidade já com 20 jogos e com mais de 12 anos.

Ao vencer em Zenica por 1-0, frente à Bósnia-Herzegovina, resultado que valeu o apuramento para o Mundial de 2010, depois do triunfo por 1-0 na Luz, sábado, Portugal continua a ter como último desaire o 1-2 de Kiev, no longínquo dia 05 de Outubro de 1996.

Depois dessa derrota, que acabou por ser determinante para Portugal falhar o Mundial de 1998, não mais a equipa lusa perdeu um jogo fora no apuramento para a principal competição mundial de selecções.

O trajecto sem derrotas teve início a 10 de Outubro de 1996, com um triunfo em Tirana, frente à Albânia (3-0, com tentos de Figo, Hélder e Rui Costa), numa altura em que a selecção das “quinas” ainda era comandada por Artur Jorge.

Seguiram-se dois empates na campanha falhada para o França98 (0-0 com a Irlanda do Norte e o “famoso” 1-1 com a Alemanha, em Berlim, onde o árbitro francês Marc Batta expulsou “cirurgicamente” Rui Costa) e três campanhas seguidas para o Mundial sem derrotas fora.

Na corrida para a Coreia do Sul e o Japão, em 2002, com António Oliveira ao “leme”, destaque para o triunfo por 2-0 sobre a Holanda, em Roterdão (tentos de Sérgio Conceição e Pauleta), e para o empate 1-1 na República da Irlanda, onde Figo marcou de cabeça.

Depois, sob o comando do brasileiro Luiz Felipe Scolari, Portugal apostou no pragmatismo, que valeu empates na Eslováquia (1-1) e na Rússia (0-0). Pior foi o que sucedeu no Liechtenstein, onde esteve a vencer por 2-0 e só conseguiu um mísero empate (2-2).

Já na corrida ao Mundial da África do Sul, marcado para 2010, evidência para os empates arrecadados na Escandinávia, face suecos (0-0) e dinamarqueses (1-1), e para a sofrida vitória na Albânia (2-1), selada nos descontos pelo central Bruno Alves.

Sem comentários:

Enviar um comentário