sábado, 28 de novembro de 2009

Luxemburgo/Gripe A: Posto de vacinação em Merl encerra hoje, vacinas vão continuar em pediatras, maternidades e generalistas

O posto de Vacinas de Merl (Fórum Geesseknäpchen) fecha este sábado à noite. O centro provisório de vacinas contra a Gripe A (H1N1) vai encerrar, pondo assim um ponto final na campanha de vacinação implementada pelo Governo luxemburguês para enfrentar o vírus da gripe A.

A partir da próxima semana os residentes no Luxemburgo podem continuar a vacinar-se, mas juntos dos médicos assistentes e no caso das crianças, junto do seu pediatra ou nas maternidades.

O posto de Merl, na cidade do Luxemburgo, era já o único a funcionar no país, depois de numa primeira fase terem funcionado outros centros de vacinas.

Recorde-se ainda que no Luxemburgo já esta disponível uma outra vacina, a Panenza. O Governo luxemburguês encomendou mais 15 mil doses deste tipo de vacina.

A Panenza (que não contém adjuvantes mas apenas conservantes) é destinada exclusivamente a crianças com idade entre os 6 e os 23 meses incluídos, grávidas a partir do segundo trimestre e pessoas que tenham sido sujeitas a transplantes de órgãos.

Segundo o comunicado da Direcção-Geral de Saúde, a posologia das doses varia consoante a idade: às crianças dos 6 aos 23 meses serão administradas duas meias doses com um intervalo de três semanas e para às grávidas uma única dose.

Uma única dose também para pessoas com menos de 60 anos que tenham sido sujeitas a transplantes de órgãos, e duas meias doses com o intervalo de três semanas para as pessoas nas mesmas circunstâncias com idade a superior a 60 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário