O teledisco do tema "Thriller", de Michael Jackson, realizado por John Landis, vai passar a integrar o arquivo nacional de cinema da Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos, sendo a primeira vez que é eleito um vídeo de música.
O teledisco passa, assim, a integrar o arquivo norte-americano dos mais importantes registos de cinema, televisão e áudio dos Estados Unidos.
Com 14 minutos, o teledisco de "Thriller" (considerado uma curta-metragem) foi exibido pela primeira vez em 1983, passou na MTV e é considerado um dos mais lucrativos vídeos de música de sempre.
O filme inclui a célebre coreografia de Michael Jackson com um conjunto de bailarinos transformados em zombies.
O coordenador do arquivo fílmico norte-americano, Steve Leggett, revelou hoje que a integração do teledisco no espólio a preservar já estava a ser discutida há algum tempo, mas a morte este ano de Michael Jackson antecipou a decisão.
Além de "Thriller", foram ainda escolhidos "The Muppet Movie", filme dos Marretas de 1979 que apresenta Miss Piggy e o sapo Cocas.
A Biblioteca do Congresso norte-americano criou este arquivo com o objectivo de preservar obras que tenham sido importantes para a cultura norte-americana.
Sem comentários:
Enviar um comentário