quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Luxemburgo: Ministério da Imigração, OLAI, ASTI e SYVICOL lançam brochura, "Bem-vindo aos cidadãos da UE"

Nicolas Schmit, ministro da Imigração, Christiane Martin, directora do Gabinete Luxemburguês de Acolhimento e Integração (OLAI, na sigla em luxemburguês), Laura Zuccoli, a nova presidente da Associação de Apoio aos Trabalhadores Imigrantes (ASTI) e Dan Kersch, presidente do Sindicato das Cidades e Comunas Luxemburguesas (SYVICOL), apresentaram ontem a nova brochura, "Bem-vindo aos cidadãos da União Europeia e à sua família".

Esta publicação bilingue (francês e inglês), com uma tiragem de 20 mil exemplares, pretende tornar mais acessível as modalidades da livre circulação para os cidadãos da União Europeia.

Em poucas páginas, os cidadãos da UE com intenções de se instalar no Grão-Ducado irão encontrar explicações em linguagem simples sobre os seus direitos e os trâmites a realizar em função do seu estatuto e do tempo que irá durar a sua estadia.

Elogiando a brochura pela sua linguagem clara, o ministro da Imigração considera que esta será útil tanto para os cidadãos como para as administrações.

A brochura pode ser adquirida gratuitamente na sede da OLAI (7-9, av. Victor Hugo, em Limpertsberg, na capital), bem como nas comunas do país. Pode igualmente ser descarregada no portal www.asti.lu/ue/index.html.

Por sua vez, o portal www.bienvenue.lu concebido sob iniciativa da ASTI, acaba de completar as informações fornecidas na brochura propondo o seu conteúdo nas 23 línguas oficiais da UE, facultando, entre outros, informação sobre as diligências a fazer para se naturalizar. O portal também se destina a estrangeiros vindos de países não comunitários.

Sem comentários:

Enviar um comentário