Apesar de estar já a funcionar há algum tempo, o Centro Cultural Cité, na rue de Genistre, na capital, abre oficialmente esta sexta-feira. Este sábado tem igualmente as suas portas abertas para que o maior número de pessoas possa descobri-lo.
O local onde existiu até Fevereiro de 2004 o cinema Cité (último cinema do centro da capital) acolhe igualmente e desde Setembro de 2008 as novas instalações da Biblioteca Municipal da cidade do Luxemburgo.
No novo Centro Cultural Cité a Biblioteca Municipal estende-se sobre três níveis. A luz é omnipresente, mesmo nos lugares subterrâneos. Um cybercafé e um anfiteatro com 142 lugares estão também integrados neste espaço sócio-cultural, que deverá ficar ligado, no futuro, por uma "passerelle" ao prédio vizinho do Cercle Municipal.
Para o burgomestre da capital, Paul Helminger, este novo centro cultural tem como objectivo animar o centro da cidade após a hora de fecho das lojas, às 18h, altura em que o bairro do centro é abandonado pela população.
Novo centro cultural tem toque português
O arquitecto luso-descendente Joaquim da Costa (que abriu em 2003 o ateliê de arquitectura Bech da Costa) fazia parte, em 2002, da equipa do ateliê de arquitectura BENG, de Esch/Alzette, que ganhou o concurso público para a construção do edficío do então Ciné Cité. A equipa integrava ainda os arquitectos Nico Engel e Marco Bidaine.
JLC
Foto: Serge Waldbillig
Sem comentários:
Enviar um comentário