quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

UE/2010: Ano Europeu Contra a Pobreza

A Comissão Europeia e a presidência espanhola da União Europeia (UE), representados por Durão Barroso e José Luis Zapatero, lançam hoje em Madrid o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social com o lema "Acabemos com a pobreza já!".

"A campanha visa pôr a luta contra a pobreza, que afecta directamente um em cada seis europeus, no centro das prioridades em toda a UE durante 2010", sublinhou hoje a Comissão Europeia em comunicado.

"A luta contra a pobreza e a exclusão social é uma parte integrante da estratégia para sair da crise. São geralmente as pessoas mais vulneráveis que acabam por ser mais duramente atingidas pelo impacto de uma recessão", declarou Durão Barroso antes de partir para Madrid, onde decorre o lançamento do Ano Europeu.

Perto de 80 milhões de europeus (17 por cento da população da UE, entre os quais 18 por cento dos portugueses) vivem actualmente abaixo do limiar de pobreza, segundo dados o organismo europeu responsável pelas estatísticas comunitárias, Eurostat (sediado em Luxemburgo-Kirchberg), divulgados no início da semana.

A grande maioria dos europeus (73 por cento) considera que a pobreza é um problema que alastra nos respectivos países e 89 por cento reclamam dos governos uma acção urgente para o combater.

O Ano Europeu 2010 tem como objectivo "uma maior sensibilização dos principais intervenientes, como os governos e os parceiros sociais, e do público em geral para as causas e consequências da pobreza na Europa".

As actividades do Ano Europeu serão em grande parte descentralizadas, no quadro de programas nacionais elaborados por cada um dos 29 países participantes (os 27 estados membros da UE, a Noruega e a Islândia).

A campanha de comunicação do Ano Europeu inclui um concurso para jornalistas, uma iniciativa artística e duas "semanas temáticas", em Maio e Outubro, nas quais se concentrarão diversos eventos nacionais em toda a UE. O Ano Europeu termina com uma conferência de encerramento em Bruxelas, em 17 de Dezembro, sob a presidência belga da União.
Foto: Marc Wilwert

Sem comentários:

Enviar um comentário