A Coreia do Norte ameaçou hoje lançar um "ataque nuclear sem precedentes" contra qualquer país que tente derrubar o regime comunista de Kim Jong-il, noticiou a agência norte-coreana KCNA, citada pela sul-coreana Yonhap.
A ameaça foi feita depois de a imprensa da sul-coreana ter noticiado na semana passada que peritos em segurança nacional da Coreia do Sul, China e Japão se vão reunir em abril, em Pequim, para discutir respostas a um possível colapso do regime norte-coreano.
Um porta-voz do Exército da Coreia do Norte qualificou como um "sonho inalcançável de um lunático" a possibilidade de uma situação de emergência no seu país que provocasse a queda do regime de Kim Jong-il e assegurou que qualquer país que tente derrubá-lo será vítima de um "ataque nuclear sem precedentes de um Exército invencível".
A Coreia do Sul e os Estados Unidos não têm intenção de melhorar as suas relações com a Coreia do Norte e apenas se dedicam a elaborar um plano para acabar com o regime de Pyongyang, segundo o mesmo porta-voz norte-coreano.
Estas ameaças de Pyongyang surgem depois de o general Walter Sharp, comandante dos 28 500 soldados norte-americanos estacionados na Coreia do Sul, ter aludido, há uma semana, a um possível clima de instabilidade na Coreia do Norte.
Segundo a imprensa sul-coreana, no ano passado, a Coreia do Sul e os Estados Unidos elaboraram um plano de ação para lidar com um eventual colapso do regime da Coreia do Norte, uma possibilidade que aumentou depois de informações de que Kim Jong-il teria sido vítima de um derrame cerebral em agosto de 2008.
A Coreia do Norte atravessa uma crise económica significativa devido a sanções internacionais impostas por causa dos seus testes com mísseis e o seu programa nuclear.
Foto: Arquivo LW
tem mais informações,sobre energia nuclear na coreia do norte,e nas grandes potencias mundial?
ResponderEliminargostaria de saber se o recente ataque contra Jerusalem,tem algo haver com as contantes ameasas
de guerra da coreia do norte???agradeço a disponibilidade de informação.
grata