terça-feira, 20 de abril de 2010

Islândia/Vulcão: Nuvem de cinzas vai ser empurrada para o Ártico

Uma mudança de direcção do vento vai empurrar no final da semana para o Ártico a nuvem de cinzas emitida pelo vulcão islandês Eyjafjoll, anunciou hoje a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

"A situação actual de alta pressão (anticiclone) com ventos fracos e de ar descendente no centro da alta pressão não ajuda muito à dispersão da nuvem de cinzas", afirmam os especialistas desta agência da ONU num comunicado.

"Devemos esperar uma mudança da situação para o fim da semana, quando uma forte baixa pressão se deverá desenvolver sobre a Islândia. A mudança para baixa pressão atmosférica e as chuvas associadas a esse sistema vão não só empurrar a nuvem para o Ártico como também contribuir para limpar as cinzas a mais baixa altitude", acrescentam.

Até lá, "as cinzas muito finas enviadas para alta altitude, ou seja a mais de 6.000 metros, vão permanecer aí durante algum tempo, uma vez que essas partículas muito pequenas só podem ser deslocadas de forma eficaz através de movimentos de convecção atmosférica importantes (trovoadas)", afirmam os especialistas.

Por outro lado, segundo as últimas informações transmitidas à OMM pelas autoridades islandesas acerca da evolução da erupção, "a brancura da nuvem sugere que contém sobretudo vapor e poucas cinzas".

O tráfego aéreo na Europa está sujeito a importantes restrições desde quinta-feira passada, com o cancelamento de milhares de voos, devido às nuvens de cinzas emitidas pela erupção de um vulcão na Islândia a 14 de Abril (quarta-feira).

Sem comentários:

Enviar um comentário