A venda de computadores pessoais em todo o mundo cresceu mais de 27 por cento no primeiro trimestre do ano num período em que os produtores asiáticos conquistaram mercado enquanto os americanos perderam terreno.
De acordo com dados revelados pelos analistas da empresa Gartner, o número de computadores vendidos atingiu 84,3 milhões de unidades, mais 27,4 por cento do que no mesmo período de 2009.
A americana Hewlett-Packard permanece como a líder mundial de vendas, mas as rivais asiáticas revelaram ganhos consideráveis em termos de quota de mercado, consideram os analistas na Gartner.
As entregas da HP aumentaram 19,9 por cento no período em análise, mas a quota de mercado da empresa caiu de 19,3 por cento para 18,2 por cento, enquanto que a Acer, de Taiwan, registou um aumento de 54,3 por cento nas entregas e um crescimento de 11,7 por cento para 14,2 por cento na quota de mercado.
Também a Dell viu as entregas subirem 21,4 por cento, mas a quota de mercado cair de 12,7 por cento para 12,1 por cento, enquanto a chinesa Lenovo revelou um crescimento das entregas de 59,2 por cento e um aumento da quota de mercado de 6,6 por cento para 8,3 por cento.
A maior subida foi, no entanto, registada através da Asus, de Taiwan, que verificou um crescimento nas entregas de 114,8 por cento e uma subida na quota de mercado de 3,3 por cento para 5,5 por cento.
Os analistas da Gartner indicaram ainda que a entrega e distribuição de computadores nos Estados Unidos aumento 20,2 por cento enquanto que no mercado da Ásia-Pacifico o crescimento foi de 36,9 por cento.
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