Os voos de e para os aeroportos irlandeses serão retomados hoje a partir das 14h, depois de uma interrupção de seis horas provocada pela passagem de uma nuvem de cinzas vulcânicas proveniente da Islândia.
Em Portugal, o encerramento do espaço aéreo irlandês provocou o cancelamento de pelo menos 14 voos nos aeroportos de Faro e Porto.
A autoridade irlandesa da aviação civil (IAA) anunciou num comunicado que autorizou “os aeroportos irlandeses a retomar o conjunto das operações a partir das 13h” (mais uma hora no Luxemburgo).
O comunicado refere que os aeroportos de Dublin, Shannon, Cork, Knock, Donegal, Waterford e Kerry poderão retomar as operações com normalidade.
A IAA tinha interdito os voos de e para a Irlanda entre as 7h e as 13h desta terça-feira.
No entanto, as autoridades irlandesas advertem que o tráfego poderia conhecer “novas perturbações”. “Segundo as previsões, os ventos devem continuar a soprar de norte nos próximos dias” e por isso desencadear a formação de uma nuvem com alta concentração de cinzas, adverte a IAA.
Vinte dias depois, vulcão continua activo
A erupção de um vulcão na Islândia a 14 de Abril paralisou o tráfego aéreo na Europa durante mais de uma semana, causando grandes perdas para as companhias aéreas e impedindo o embarque de milhares de passageiros em todos os pontos do mundo. Mais de 20 dias depois, o vulcão islandês continua activo, embora com mais baixas emissões de cinzas. Apenas a meteorologia e os ventos explicam a nova perturbação que afectou os céus da Irlanda.
Sem comentários:
Enviar um comentário