Esta "comunidade de transportes" é um estabelecimento público, sob a tutela do Ministério do Desenvolvimento Sustentável e das Infra-estruturas, que tem por objectivo tentar alterar o comportamento das pessoas, levando-as a adoptar a chamada mobilidade suave...
A primeira iniciativa do género foi lançado em 2008 e, segundo Gilles Dostert, "foi um grande sucesso, sobretudo porque se apoiou no Vel'Ok de Esch-sur-Alzette, no Vel'oH da cidade do Luxemburgo e no "Ciclo" de Dudelange. Em 2009, mais de 900 pessoas participaram na iniciativa, deslocando-se para o local de trabalho em bicicleta ou usando os transportes públicos".
A ideia da iniciativa – que é também um concurso – é criar nas empresas e nas escolas "um espírito de equipa". Podem inscrever-se em grupos de duas ou três pessoas e utilizar a bicicleta durante 15 dias pelo menos. Para os que moram longe do local de trabalho, sugere-se a combinação do transpor em comum com a bicicleta. "As equipas que alcancem o objectivo – explica Gilles Dostert – participarão no sorteio para ganhar excelentes prémios, durante a Semana da Mobilidade, em Setembro".
O director da Verkéiersverbond diz que quer ver nascer novas gerações de ciclistas no Luxemburgo, o que, por outro lado, poderá incentivar os automobilistas a ter um comportamento mais responsável.
F. Pinto
Foto: Marc Wilwert

Sem comentários:
Enviar um comentário