quinta-feira, 27 de maio de 2010

Música: Roger Waters celebra 30 anos do álbum "The Wall" em 2011 em Lisboa

O músico britânico Roger Waters, antigo baixista dos Pink Floyd, vai tocar ao vivo o álbum "The Wall" a 21 de março de 2011 no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, anunciou a promotora Ritmos & Blues.

Para celebrar os trinta anos da edição do álbum, Roger Waters iniciará uma digressão em setembro, que passará pela América do Norte e Europa e que se estenderá por 2011.

Em palco, Roger Waters terá um muro gigante que será derrubado ao longo do espetáculo.

Roger Waters é o principal compositor dos temas e da história que acompanha "The Wall", o álbum conceptual que os Pink Floyd editaram no final de 1979.

O tema do álbum, autobiográfico, desenvolve-se em torno de uma estrela rock que não consegue ultrapassar os traumas de infância e mergulha num isolamento, o "muro" que é derrubado simbolicamente no fim do disco.

O disco, que deu origem a êxitos como "Another Brick in The Wall pt.II" ou "Comfortably Numb", tem várias referências autobiográficas de Roger Waters, nomeadamente a morte do seu pai, que nunca chegou a conhecer, na II Guerra Mundial.

Na digressão dos Pink Floyd que promoveu "The Wall", os espetáculos seguiam uma coreografia cénica em que um enorme muro era erguido entre a banda e os espetadores, até ao seu desmoronamento no final dos concertos.

Em 1982, o realizador Alan Parker fez uma versão filmada do álbum, com sequências de animação idealizadas pelo cartonista Gerald Scarfe, recuperadas do espetáculo de palco da banda.

Em 1990, já sem os Pink Floyd, Roger Waters voltou a encenar o espetáculo em Berlim, com uma série de convidados que incluía Sinead O´Connor, Van Morrison e Bryan Adams.

Desde a sua edição, "The Wall" já foi 23 vezes disco de platina e é presença constante nas listas dos álbuns mais vendidos de sempre.

A última vez que Roger Waters esteve em Portugal foi em 2006 no Rock in Rio Lisboa.

O preço e dia de colocação dos bilhetes à venda não foram ainda anunciados.

Foto: Arquivo LW

Sem comentários:

Enviar um comentário