quinta-feira, 17 de junho de 2010

Luxemburgo proíbe batata transgénica

O Luxemburgo vai proibir o cultivo da batata transgénica Amflora, anunciou o ministro da Saúde Mars Di Bartolomeo, na quarta-feira passada durante colóquio "A segurança no meu prato", na Abadia Neumünster, no bairro do Grund, na capital.

Di Bartolomeo recorda que a comercialização deste organismo geneticamente modificado (OGM) foi autorizada a 2 de Março deste ano pela Comissão Europeia chefiada por Durão Barroso, "sem que as críticas de vários Estados-membros, nomeadamente o Luxemburgo, fossem tidas em conta".

O ministro da Saúde sublinha que o Luxemburgo sempre se mostrou reticente quanto à cultura dos OGM, "uma vez que inocuidade destes organismos não é objecto de consenso no seio da comunidade científica".

No ano passado a 23 de Março, o Luxemburgo proibiu o cultivo do milho transgénico MON810 da multinacional americana Monsanto.

Em relação à proibição da batata transgénica Amflora, a sua proibição deve-se à presença de um gene resistente aos antibióticos que não permite garantir a sua inocuidade.

Também a Áustria, com quem o Luxemburgo se concertou em relação a este dossiê, decidiu proibir o cultivo da batata Amflora.

Foto: Arquivo LW

Sem comentários:

Enviar um comentário