sexta-feira, 30 de julho de 2010

Luxemburgo: Autocarros com portugueses já começaram a partir em direcção a Portugal


Apesar de a grande partida dos portugueses para férias estar prevista para este fim-de-semana, já foi possível, assistir no sábado passado bem como ontem, quinta-feira à noite, no parque do Glacis, na cidade do Luxemburgo, aos preparativos para a partida de algumas centenas de conterrâneos.

Ontem partiram da cidade do Luxemburgo 582 passageiros em 12 autocarros. Já no sábado passado tinham partido os primeiros 250 portugueses rumo umas merecidas férias.
O CONTACTO esteve lá.

Sob a organização da companhia de autocarros Sales Lentz, mas em colaboração com outras empresas, como a Taki-Talá, envolvidas na logística, partiram no sábado passado seis autocarros da cidade do Luxemburgo, com duas centenas de portugueses a bordo. Paragens previstas em Differdange, Rodange, Hagondange, Metz e Nancy para recolher mais passageiros. Segundo Diane Flammang, funcionária da Sales Lentz, que esteve de serviço no sábado a coordenar as diferentes partidas que levariam cada autocarro a diferentes regiões de Portugal, estariam de malas feitas cerca de 250 pessoas nesse dia.

Porque viaja de autocarro?

A pergunta que se faz, é, nos dias de hoje, o que leva as pessoas a ainda preferirem fazer uma viagem tão longa, de cerca de 24 horas, em vez de optarem pelo avião.

Os motivos são vários, prendendo-se na maior parte com o facto de mesmo as companhias aéreas de baixo custo praticarem preços proibitivos nesta altura do ano, não permitindo o transporte de muitas bagagens. Outros dos motivos evocados pelas portugueses que a nossa reportagem entrevistou é também o facto de que quando se trata de uma família inteira a diferença de preço entre o avião e o autocarro ser de facto significativa.

Armando e Maria da Conceição Gomes, casal de partida para Tondela, confiam-nos: "Costumamos fazer a viagem de autocarro uma vez por ano, precisamente nesta altura do Verão. É mais vantajoso fazer a viagem de autocarro". Em Portugal contam ficar um mês de férias até a reabertura da empresa em que Armando trabalha.

De partida para Mortágua, Manuel Andrade, reformado, e Maria Alice, ainda activa e com três semanas de férias, optaram pelo autocarro pelas mesmas razões.

"É mais económico do que o avião e ficamos quase à porta de casa, enquanto que se tivermos de voar para Lisboa ou para o Porto, ainda teríamos de acumular o custo do aluguer de um carro ou de um táxi, para mais umas centenas de quilómetros", dizem-nos. À pergunta, como pensam entreter-se durante tanta hora, "à conversa, a dormir e a comer", diz Maria Alice ao CONTACTO, divertida.

A imposição de novas e cada vez mais restritas regras de segurança em relação aos condutores de autocarros parece não trazer consenso. Se para uns há 20 anos a viagem se fazia mais rapidamente por piores estradas, hoje os motoristas são obrigados a parar de quatro em quatro horas, fazendo, em alguns casos, a viagem a três para se poderem revezar. De Haan, um dos motoristas da empresa de autocarros Unsen, uma das subcontratadas para estas viagens, confirma: "Os motoristas substituem-se. Dois deles vão até Espanha e um outro trata do final do percurso já em Portugal".

Se é verdade que tanta paragem acaba por ser cansativa, será talvez o preço justo a pagar por uma viagem que não está livre de perigos.

António e Alda Queta embarcavam para a Lisboa, ele durante um mês e meio, ela, estudante, até ao início do próximo ano lectivo.

Já para Rosa Amélia Santos, natural de Santana, Figueira da Foz, esta é só a segunda vez que viaja de autocarro, em vários anos. Para a longa viagem tinha previsto água e revistas. Empregada no meio hospitalar, tem duas semanas de férias e por enquanto ainda só tinha o bilhete de ida, estando ainda indecisa sobre como iria voltar. A fazer o trajecto inverso à maior parte dos viajantes estava Amadu Oliveira, estudante em Portugal que tinha vindo ao Luxemburgo visitar os pais durante uma semana. Como companhia tinha o computador e esperava que a bateria deste se aguentasse ao longo da viagem.

O primeiro grande grupo de autocarros do Verão 2010 partiu à hora prevista, sob chuva e em direcção a latitudes mais quentes.

Outras partidas em autocarro para Portugal estão previstas para esta noite e para amanhã à noite, sábado, não só da cidade do Luxemburgo, mas de Ettelbruck e de Esch/Alzette.

Muitos portugueses – mais de 40 mil, estima-se –, partem nestes dias de férias para Portugal. Alguns vão optar pelo avião, outros ainda pelo automóvel. A estes últimos, aconselha-se muitas paragens obrigatórias para descansar e se possível partir ao domingo para garantir um percurso mais tranquilo. A todos, boas férias!

Suzana Lopes Cascão/Rda
Fotos: M.anuel Dias / Carlos Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário