“Portugal é neste caso um exemplo. Houve uma reforma [do sistema de pensões] ainda antes da pressão [provocada pela crise económica], o que reforçou as finanças públicas do país”, disse o comissário europeu para o Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão.
Para Lászlo Andor, Portugal teve assim uma “maior capacidade para enfrentar os novos desafios”, ao tomar medidas "antes que a crise económica e financeira enfraquecesse a sustentabilidade das finanças públicas".
Estes comentários foram feitos em conferência de imprensa durante o lançamento do debate público à escala europeia sobre o futuro dos sistemas de pensões europeus, numa altura em que estes estão ameaçados pelo envelhecimento da população.
Para a Comissão Europeia, o envelhecimento da população que se regista em todos os Estados Membros colocou os sistemas de reformas sob “forte tensão”, que a crise financeira e económica veio ainda aumentar.
O aumento da idade da reforma é uma das soluções avançadas pela Comissão Europeia para resolver os problemas de financiamento dos sistemas nacionais de pensões colocados pelo envelhecimento da população europeia.
Foto: Arquivo LW
Sem comentários:
Enviar um comentário