terça-feira, 10 de agosto de 2010

Brasil: São Paulo prepara candidatura para organizar Expo 2020

Autoridades de São Paulo estão a preparar a candidatura da maior cidade brasileira à Exposição Universal de 2020, partindo da inédita participação na Expo Xangai deste ano.

A proposta é atrair mais um importante evento mundial para o Brasil, país que receberá o Mundial de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

A cidade planeia construir o maior centro de convenções, feiras e eventos da América Latina, na região Norte de São Paulo, infraestrutura necessária para organização de uma exposição universal.

"A conquista do direito de sediar um evento desta grandeza é um trabalho que precisará do apoio de todos", salientou o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, num evento preparativo da candidatura.

Na semana passada, autoridades locais estiveram reunidas com Paolo Glisenti, responsável pela candidatura de Milão à Expo 2015, que detalhou as etapas e desafios enfrentados pela cidade italiana.

O primeiro passo para a candidatura para a Expo 2020, que deve ser apresentada a partir de 2011, é a definição do tema central do evento.

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo já iniciou as discussões com representantes da sociedade local para a escolha do tema.

Quando a primeira cidade apresentar a candidatura, em 2011, as demais interessadas em concorrer terão seis meses para também iniciar o processo junto ao Bureau Internacional das Exposições (BIE), em Paris.

“A iniciativa é da Prefeitura, mas é importante frisar que o projeto é da cidade e de toda a sociedade", disse o secretário municipal de Relações Internacionais, Alfredo Cotait, responsável pela coordenação da candidatura de São Paulo.

A maior cidade brasileira está a participar da Expo Xangai, que decorre entre maio a outubro deste ano, depois de a exposição ter ampliado o critério de participação, então limitado às representações de países.

São Paulo, com o projeto Cidade Limpa, ficou em quarto lugar entre as 188 cidades que apresentaram candidaturas para a Expo Xangai, cujo tema é “Cidade Melhor, Vida Melhor”.

O projeto Cidade Limpa, implantado há cerca de dois anos, teve o objetivo de combater a poluição visual, com a proibição de anúncios publicitários e a limitação do tamanho de fachadas de lojas.

Sem comentários:

Enviar um comentário