segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Hong Kong: Mais de 80 mil pessoas saíram às ruas para pedir justiça pela morte de oito turistas no sequestro de Manila

Mais de 80 mil pessoas saíram no domingo às ruas de Hong Kong para pedir justiça pela morte de oito turistas na sequência do sequestro de um autocarro em Manila e em protesto pela actuação das autoridades filipinas.

De acordo com os organizadores da manifestação, o número de manifestantes revela a “raiva e a unidade da população de Hong Kong” perante o incidente.

A população da antiga colónia britânica acusa a polícia de Manila de ter conduzido a operação de resgate dos reféns de forma “amadora”.

Um ex-polícia armado sequestrou, a 23 de Agosto, um autocarro em Manila com 20 turistas de Hong Kong que estavam de visita à capital das Filipinas, para pedir a sua readmissão na polícia local, depois de ter sido afastado em 2008 por ter sido acusado de roubo, extorsão e outros crimes ligados à droga. O sequestrador foi abatido a tiro pela polícia filipina ao fim de mais de dez horas de operação de resgate dos reféns e que culminou com a morte de oito turistas. Três residentes de Hong Kong feitos reféns em Manila estão gravemente feridos e um encontra-se em coma.

O governo das Filipinas está a desenvolver uma investigação ao caso e um grupo de especialistas forenses de Hong Kong vai analisar esta semana o autocarro.

O chefe da polícia das Filipinas demitiu-se e quatro agentes que participaram na operação de resgate foram suspensos enquanto decorrer a investigação.

As armas usadas pelos cerca de 200 agentes da polícia que integraram a operação de resgate vão ser alvo de testes de balística para averiguar se as vítimas foram atingidas por disparos da polícia ou do sequestrador.

Sem comentários:

Enviar um comentário