sábado, 28 de agosto de 2010

Irão: Lisboa é uma das cem cidades que se manifesta contra apedrejamento da iraniana

Lisboa é uma das cem cidades que vão aderir à concentração contra o apedrejamento da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, 43 anos, condenada à morte por adultério e cumplicidade na morte do marido.

Organizada pelo Comité Internacional Contra as Execuções (International Committee Against Execution), já aderiram a esta concentração países de todo o mundo, como o Japão, Iraque, Israel, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Holanda e Portugal.

Em declarações à Agência Lusa, Paula Cabeçadas, uma das organizadoras da iniciativa em Lisboa, disse que o objetivo é “o fim da pena de morte em geral”.

“O caso desta senhora é o principal pretexto para avançarmos para esta mensagem. Estamos contra a pena de morte dela e contra a pena de morte no geral”, disse Paula Cabeçadas.

A rede social Facebook é o principal meio utilizado para a divulgação da concentração, que se realiza hoje, sábado, pelas 18h, no Largo de Camões, em Lisboa.

“Não temos muitos meios para a divulgação. Fizemos uns cartazes, mas a grande divulgação é feita na Internet”, disse a organizadora.

Paula Cabeçadas disse ainda que têm tido “muitas pessoas” a aderirem à causa, mas quanto à sua participação na concentração já mostrou algumas dúvidas.

“Em Portugal estas coisas nunca têm a mesma participação do que no resto do mundo. A sociedade civil portuguesa não é uma sociedade civil muito ativa. As pessoas são um bocadinho comodistas”, afirmou.

Durante a concentração vai ser lida uma mensagem contra a “Lei Islâmica” e apelam a um “protesto global contra a lapidação e a pena de morte e pela vida de Sakineh Mohammadi Ashtiani”.

Sem comentários:

Enviar um comentário