sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Torre Alcide de Gasperi vai acolher ministérios do Luxemburgo

Em obras desde 2001, a torre Alcide de Gasperi abre portas no final do ano e vai acolher o Ministério do Desenvolvimento Sustentável e das Infraestruturas, bem como o Conselho de Ministros e as delegações da União Europeia.

O anúncio foi feito ontem pelo minsitro do Desenvolvimento Sustentável, Claude Wiseler, que convidou a imprensa para visitar o edifício. Construido no final dos anos 60, a torre Alcide de Gasperi, também conhecida por "Héichhaus", foi o primeiro arranha-céus do Luxemburgo. Os seus 22 andares repartidos por 82 metros de altura foram durante muitos anos sede do Parlamento Europeu.

Doravante, os 11 primeiros andares vão servir de instalações ao Conselho Europeu e às delegações da União Europeia que se vão reunir pela primeira vez em Abril de 2012.

Os 11 restantes pisos vão acolher os quatro ministérios que compõem o Ministério do Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente, os Ministérios das Obras Públicas, do Ordenamento do Território, dos Transportes e do Ambiente, indicou Claude Wiseler, explicando que "as mudanças far-se-ão entre o Natal deste ano e a Páscoa do próximo ano".

"As questões relacionadas com os transportes também dizem respeito ao ambiente e às obras públicas. Faz mais sentido reagrupar todos os departamentos num só edifício para poder trabalhar em conjunto e com maior eficácia", frisou o ministro.

O custo da totalidade das obras ronda os 292 milhões de euros.

Foto: Gerry Huberty

Sem comentários:

Enviar um comentário