segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ONU: "É preciso debate sério sobre véu islâmico", defende Jorge Sampaio

O Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio, defendeu recentemente um “debate sério” sobre o uso do véu islâmico integral nos países ocidentais, designadamente nos países da União Europeia (UE).

O uso do véu integral “não é um atributo de muitos países muçulmanos”, defendeu Sampaio, alegando também que “os Estados têm o direito de legislar como entenderem”, embora com “limitações”.

“Atenção porque, como dizem muito muçulmanos que conheço, o véu integral não é uma tradição corânica”, mas apenas “uma tradição de alguns países muçulmanos”, acrescentou.

O Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações admitiu que o uso do véu islâmico integral “coloca problemas muito complicados” aos países democráticos.

“Os Estados têm o direito de legislar como entenderem, mas há limitações”, adiantou.

Em Julho, recordou Sampaio, o Conselho de Estado francês, a mais alta jurisdição administrativa do país, defendeu que “por razões de segurança é possível” limitar o uso do véu integral, “mas por mais nenhuma”. “Temos um debate sério” a fazer, preconizou o ex-Presidente da República português.

O parlamento francês aprovou no mês passado, em primeira leitura e por esmagadora maioria, o projeto de lei que proíbe o véu islâmico integral em espaços públicos.

O texto foi aprovado por 335 votos e 1 contra na Assembleia Nacional, câmara baixa do parlamento francês. Toda a direita votou a favor e quase toda a oposição recusou participar na votação.

O Conselho de Estado francês emitiu reservas sobre uma proibição generalizada, incluindo na rua, que considerou “sem fundamento jurídico incontestável”, recomendando a limitação da proibição a alguns locais públicos (serviços administrativos, transportes e comércios).

Sem comentários:

Enviar um comentário