sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Semana do Aleitamento Materno termina amanhã


Entre 1 e 7 de Agosto assinala-se a Semana do Aleitamento Materno em mais de 170 países, cujo objectivo é sensibilização para a importância do aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de vida e para a sua manutenção, com alimentos complementares, pelo menos, até ao segundo ano de vida, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ate aos seis meses, os bebés deveriam ser alimentados em exclusivo com leito materno, porque é a melhor forma de fornecer aos recém-nascidos os nutrientes de que necessitam para serem saudáveis. O leite materno contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, como os anti-corpos e glóbulos brancos, fundamentais para a protecção de certas doenças e infecções.

Além disso, é mais facilmente digerido e melhora o desenvolvimento mental do bebé. Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce, entre a mãe e a criança, designada por vínculo afectivo, que facilita também o relacionamento com outras crianças.

O acto de mamar ao peito, recomendação da OMS transformada em máxima que muitos tendem a esquecer, melhora igualmente a formação da boca e o alinhamento dos dentes.

Foto: Claude Piscitelli

Sem comentários:

Enviar um comentário