quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Defesa: Oficial português assume comando da EUROFOR a 23 de Setembro

O major general do Exército português José Martins Ferreira vai assumir o comando da EUROFOR, anunciou hoje a força de reação europeia que junta Portugal, Espanha, França e Itália.

A cerimónia de posse, na qual participam os chefes de Estado-Maior dos países que compõem a força, terá lugar a 23 de setembro, no quartel-general da EUROFOR, em Florença.

O oficial português substitui no cargo o major general do Exército francês Marc Bertucchi, que termina um mandato de dois anos na chefia da força.

José Alberto Martins Ferreira integrou missões militares da NATO e da União Europeia, tendo desempenhado funções nos quartéis-generais da NATO na Bélgica, e na SFOR, na Bósnia-Herzegovina.

Integrou ainda o quartel-general das Nações Unidas em Timor-Leste.

“Ao longo da sua brilhante carreira militar foi condecorado inúmeras vezes, distinguindo-se entre as suas condecorações cinco medalhas de serviços distintos, grau prata, uma delas com palma”, observa ainda a EUROFOR, em comunicado.

O comandante cessante deu corpo na força europeia “a um conjunto de realizações das quais se destacam: a implementação de um novo e mais moderno ciclo de treino, a melhoria da eficiência operacional da EUROFOR através da renovação do seu posto de comando”, acrescenta.

Foto: Guy Wolff

Sem comentários:

Enviar um comentário