segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Espanha: ETA anuncia cessar-fogo, Governo diz que é preciso mais do que palavras

O Governo de Madrid considera “insuficiente” o cessar-fogo anunciado pela ETA no domingo, e exige que a organização "abandone completamente e para sempre a violência", declarou hoje o ministro do Interior espanhol, Alfredo Perez Rubalcaba.

O anúncio pela organização separatista basca ETA de um cessar-fogo é “insuficiente” e “ambíguo” porque não corresponde a um compromisso para parar definitivamente com a violência, afirmou hoje o responsável do Interior no governo autónomo basco.

O ministro admitiu, no entanto, que “qualquer declaração que fale de uma suspensão, ainda que temporária, dos atentados terroristas deve ser considerada uma boa notícia”.

O governo autónomo basco é liderado pelo Partido Socialista, tal como o governo central de Madrid. Este, dirigido por José Luís Rodríguez Zapatero, ainda não reagiu oficialmente, numa atitude que vários media espanhóis consideram ser uma demonstração de “prudência” e “cepticismo”.

A ETA, considerada responsável por 829 mortes em quase meio século de violência, anunciou domingo um cessar-fogo, depois de um ano sem atentados e muitas detenções de membros seus. A organização separatista basca, considerada terrorista pela UE, não precisou se esse cessar-fogo é temporário ou definitivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário