sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Luxemburgo: "Bachianas brasileiras" de Heitor Villa-Lobos, este domingo, na Philharmonie

A sala "Philharmonie", no Kirchberg, recebe o espectáculo "Bachianas Brasileiras" no próximo domingo, 26 de Setembro. A coreografia, a cargo de Anna Hein e Luke Baio, é inspirada na trama musical das célebres "Bachianas brasileiras", série de nove composições escritas pelo maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos entre 1930 e 1945.

Nesse conjunto, escrito para formações diversas, Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro (em especial a música sertaneja) às formas pré-clássicas no estilo de Bach, com a intenção de construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandenburgo. Ao som das composições de Villa-Lobos (nascido no Rio de Janeiro e imortalizado como um dos compositores mais populares no seu país natal), Judith, uma menina presa à cama por doença, sonha as suas aventuras em países estrangeiros, na companhia de Znirp (príncipe em alemão, lido ao contrário).

Este concerto da Philharmonie, da série "Philou" dá às crianças, entre os cinco e os nove anos, a possibilidade com pais de partilhar a experiência de um concerto no grande auditório daquela sala filarmónica. Os músicos de uma das mais célebres orquestras do mundo – os oito violencistas e o flautista-solista da "Wiener Symphoniker" (Orquestra Sinfónica de Viena) – fazem antever uma noite de música de qualidade excepcional.

I. Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário