quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Luxemburgo: Maria João Pires actua na Philharmonie, na segunda-feira

A pianista portuguesa Maria João Pires regressa na segunda-feira, 27 de Setembro, ao Luxemburgo para um concerto na Philharmonie, em Kirchberg.

A pianista portuguesa vai interpretar obras de Mendelssohn, Mozart e Schubert e será acompanhada por Lorenza Borrani ao violino e pela Orquestra de Câmara da Europa, dirigida pelo maestro Trevor Pinnock, naquele que é um dos concertos em destaque na temporada 2010/2011 da maior sala de espectáculos do Grão-Ducado.

Maria João Pires nasceu a 23 de Julho de 1944, em Lisboa. Tocou pela primeira vez em público em 1948. Em Portugal estudou com Campos Coelho e Francine Benoit, e mais tarde, na Alemanha, com Rosl Schmid e Karl Engel. Gravou para a editora Erato durante 15 anos e, nos últimos 17 anos, para a Deutsche Grammophon. Desde 1970 tem-se dedicado à reflexão sobre a influência da arte na vida, na comunidade e na escola, tentando desenvolver novos meios de implementação das teorias pedagógicas na sociedade. Pesquisou novas formas de comunicação que respeitam o desenvolvimento pessoal, em oposição à lógica destrutiva e materialista da globalização. Em 1999, Maria João Pires criou o Belgais, um centro para o estudo das Artes, tendo actualmente alargado a filosofia e pedagogia de Belgais à cidade da Baía, no Brasil, onde vive. Em 2005 criou o Art Impressions, um grupo experimental de teatro, dança e música e, em conjunto, produziram dois projectos – "Transmissions", e em 2007 "Schubertiade".

Na sua última visita ao Luxemburgo, em Maio de 2005, Maria João Pires actuou no Conservatório do Luxemburgo, a quatro mãos, com o pianista bahiano Rocardo Castro.

Irina Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário