quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Luxemburgo: Maria José Meira é a nova coordenadora do ensino de português

Maria José Meira é a nova coordenadora do ensino de português no Luxemburgo, substituindo Ana Costa que cessou anteontem funções.

A nova coordenadora do ensino de português é professora no departamento de Língua e Cultura Portuguesa na Faculdade de Letras de Lisboa e toda vida esteve ligada ao meio académico. O convite surgiu no passado mês de Julho pela mão da presidente do Instituto Camões (IC), Ana Paula Laborinho, colega de Maria José Meira na Faculdade de Letras. Até à sua tomada de posse, a actual presidente do IC fazia parte do Departamento de Literaturas Românicas da mesma Faculdade. As duas docentes tinham assento no Conselho Cientifico do Departamento Língua e Cultura Portuguesa.

Ao CONTACTO Maria José Meira diz que está a "preparar-se para este grande desafio" e garante que o grande objectivo a cumprir "é implementar estratégias que possam conduzir ao aumento do universo de falantes da Língua Portuguesa".

A nova coordenadora do ensino disse ao CONTACTO que ainda não sabe quando é que vai chegar ao Luxemburgo, uma vez que o despacho de nomeação ainda não foi publicado em Diário da República.

"Sei que vou ter muitas dificuldades, mas também tenho muito boa vontade e sei que posso ser útil, uma vez que já estive em Timor e em Macau a dar apoio na formação de professores. Agora também sei que é uma tarefa muito exigente e que já me tem dado horas de grande preocupação", desabafa Maria José Meira.

A nova coordenadora do ensino do português vai ser também responsável pelo serviço na Holanda e na Bélgica. Uma novidade que foi introduzida pela nova direcção do IC e que já está a dar polémica. Alguns dos professores de português no Luxemburgo temem que o novo modelo de coordenação prejudique o funcionamento do ensino do português num país com um número muito elevado de estudantes portugueses. O movimento de professores já levou à criação de uma página no Facebook em que exigem uma coordenadora de ensino só para o Luxemburgo , (Facebook/Queremos uma coordenadora do ensino só para o Luxemburgo ).

No passado mês de Junho, o Ministério da Educação do Luxemburgo revelou que só no Ensino Fundamental há 2.274 alunos que frequentam os cursos integrados em língua portuguesa. Um número que representa 28 % dos alunos portugueses inscritos no ensino primário no Luxemburgo.

Foto: Site da Faculdade de Letras da UL

Sem comentários:

Enviar um comentário