"É com imensa alegria e muita emoção que acompanhamos as imagens que mostram a extraordinária operação de salvamento dos mineiros no deserto de Atacama". É assim que começa a carta que o Grão-Duque Henri enviou ao presidente do Chile felicitando-o pelo sucesso da operação.
A nota, enviada "juntamente com a Grã-Duquesa", elogia "o comportamento exemplar dos 33 mineiros", "o rigor sem falhas dos trabalhadores na operação de salvamento no Campo Esperança", e "as medidas tomadas" pelo Presidente de Chile e o Governo, graças às quais "o calvário" dos mineiros "chega ao fim".
Luís Urzúa Iribarre, de 54 anos, foi o 32.º e último mineiro resgatado hoje da mina de San José, no Chile. Luís, topógrafo e chefe de turno, assumiu o comando da equipa nos 17 dias em que esperaram até serem localizados pelas equipas de socorro. Mineiro há 31 anos, embora apenas há dois em San José, tem dois filhos.
A operação de salvamento dos 33 mineiros aprisionados por um desmoronamento em 5 de Agosto começou na madrugada de ontem e tem decorrido sem qualquer incidente.
Os 33 homens, 32 chilenos e um boliviano, estiveram retidos mais de dois meses a cerca de 700 metros de profundidade na mina de ouro e cobre localizada na região de Atacama, no norte do Chile.
Sem comentários:
Enviar um comentário