quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Luxemburgo em 14° lugar no ranking da liberdade de imprensa

O Luxemburgo está em 14° lugar, ex-aequo com a Bélgica, no ranking da liberdade de imprensa divulgado hoje pela organização não governamental Repórteres sem Fronteiras.

O Grão-Ducado sobe seis posições em relação ao ano passado (20°), mas mantém-se longe do primeiro lugar obtido em 2008 no relatório da organização. O lugar alcançado este ano pelo país está ainda directamente relacionado com o caso das buscas efectuadas pela polícia à redacção do jornal Contacto em Maio do ano passado.

Na altura a RSF condenou a actuação policial que culminou com a apreensão de um caderno de notas de um jornalista do CONTACTO, durante as buscas policiais à redacção do semanário.

Portugal ficou este ano no 40.º lugar na classificação da organização Repórteres Sem Fronteiras no que toca ao respeito pela liberdade de imprensa, descendo dez lugares em relação à avaliação feita em 2009.

Já no ano passado, Portugal tinha registado uma queda do 16º para o 30º lugar na lista dos países que mais respeitam o trabalho dos jornalistas.

Os primeiros lugares são da Finlândia, Islândia, Holanda, Suíça, Noruega, Suécia, todas com a mesma pontuação. No fim da tabela estão o Turquemenistão, a Coreia do Norte e a Eritreia.

Sem comentários:

Enviar um comentário