sábado, 23 de outubro de 2010

Luxemburgo: "A Tempestade" de Shakespeare sobe a palco em português e alemão, em Fevereiro de 2011

O novo Centro Cultural Kinneksbond, em Mamer, traz ao Luxemburgo "A Tempestade" de William Shakespeare, em português e alemão, a 17 e 18 de Fevereiro de 2011.

Ainda não abriu mas já promete, e o público português é um dos vão ser privilegiados pelo ainda por estrear Centro Cultural Kinneksbond, em Mamer. O centro – que abre oficialmente ao público no fim-de-semana de 30 e 31 de Outubro –, traz ao Luxemburgo em Fevereiro próximo "A Tempestade", de William Shakespeare, numa co-produção com o Théâtre National du Luxembourg, o Theater Trier e A Companhia de Teatro do Algarve (ACTA), de Faro.

A peça sobe a palco em português e alemão, com legendas nas duas línguas.

Última peça escrita por Shakespeare, "A tempestade" aborda o maquiavelismo e os jogos de poder, onde o trágico alterna com o grotesco, onde a grandeza e a generosidade dos homens se confronta com os abismos da alma humana. Uma história de dor e reconciliação, vingança, opressão, liberdade, o desejo de escapar a um mundo de intrigas e de conspirações oportunistas pela imaginação, a poesia e o amor.

Uma ilha é habitada por Próspero, Duque de Milão, mago de amplos poderes, e a sua filha Miranda, que para lá foram levados à força, num acto de traição política. Próspero tem a seu serviço Caliban, um escravo em terra, homem adulto e disforme, e Ariel, o espírito servil e assexuado que pode metamorfosear-se em ar, água ou fogo. Os poderes mágicos de Próspero e Ariel combinam-se e, depois de criar um naufrágio, Próspero procura levar os habitantes da ilha à insanidade.

Do elenco fazem parte actores luxemburgueses, alemães e portugueses, como Jan Brunhoeber, Luc Feit, Manfred, Paul Hänig, Hans-Peter Leu, Klaus-Michael Nix, Carlos Pereira, Peter Singer, Tânia Silva, Mário Spencer e Luis Vicente, entre outros. A direcção é assegurada por Gerhard Weber e a encenação é de Sylvia Martin.

Assistir a esta obra testamentária de Shakespeare na sala do Kinneksbond, que goza de uma acústica invejável e com um dos únicos fossos de orquestra do país, revelar-se-á, adivinhamos, um verdadeiro momento de puro deleite.

Os bilhetes custam 20 euros e 10 euros para estudantes. Para os detentores do Cartão Kinneksbond há um desconto de 10 %. Para mais informações, contactar o Kinneksbond no n°42, route d’Arlon, em Mamer, pelo tel. 26 395-100. Para reservas é o mesmo número ou para reservas online, o site www.kinneksbond.lu , bem como pelo tel. 47 08 95-1 do Luxembourg Ticket (reservas online: www.luxembourg-ticket.lu ).

José Luís Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário