A alta representante da UE para a Política Externa, Catherine Ashton, anunciou hoje a nomeação do francês Pierre Vimont, atual embaixador de França em Washington, para a chefia do novo serviço diplomático europeu.
Vimont será o secretário-geral executivo do Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE), um corpo de cerca de 3700 diplomatas que representará a Europa no mundo.
Ashton anunciou também a nomeação do irlandês David O’Sullivan diretor-geral operacional do SEAE, encarregue da parte administrativa.
“Prometi nomear os mais capazes e os melhores e foi isso que fiz”, afirmou Ashton num comunicado.
Pierre Vimont “beneficia da mais alta consideração da comunidade diplomática e trará muito conhecimento e experiência em matéria de negócios estrangeiros”, afirmou.
Pierre Vimont é diplomata há cerca de 30 anos, tendo estado colocado por duas vezes em Bruxelas, a última das quais entre 1999 e 2002.
David O’Sullivan era até agora diretor-geral do Comércio na Comissão Europeia. O’Sullivan iniciou a sua carreira no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Irlanda e integrou depois a Comissão Europeia, onde chegou a ser chefe de gabinete de Romano Prodi.
Catherine Ashton comunicou as suas decisões aos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27, reunidos no Luxemburgo.
A alta representante deve anunciar ainda esta semana a nomeação de dois secretários-gerais adjuntos, em princípio a alemã Helga Schmid e o polaco Maciej Popowski.
Na semana passada, o Parlamento Europeu adoptou as disposições financeiras e o estatuto do pessoal do SEAE, levantando os últimos obstáculos à criação do serviço, que deverá estar operacional a partir de 01 de dezembro, um ano após a entrada em vigor do Tratado de Lisboa.
Em termos orçamentais, o SEAE será tratado como uma instituição europeia, o que permite ao Parlamento Europeu o direito de avaliar o seu orçamento.
Foto: Nicholas Kamm
Sem comentários:
Enviar um comentário